Mulher que causou evacuação de plataforma no Mar do Norte sonhou com bomba

Britânica de 23 anos provocou a evacuação de um hotel flutuante, com cerca de 539 trabalhadores, mas nenhuma bomba foi encontrada a bordo

A evacuação em massa de 539 trabalhadores de um hotel flutuante no Mar do Norte neste domingo foi motivada por uma britânica de 23 anos, que disse ter sonhado com uma bomba.

A mulher, que foi levada a terra para ser interrogada pela Polícia, disse aos colegas de trabalho que alguém tinha colocado uma bomba na plataforma, situada a mais de 200 quilômetros ao nordeste de Aberdeen, na Escócia.

Os responsáveis do Safe Scandinavia, um hotel flutuante situado junto a uma plataforma petrolífera para alojar os trabalhadores, alertaram às autoridades, que ordenaram a evacuação de todo o pessoal com a ajuda de mais de dez helicópteros, coordenados por dois aviões da Royal Air Force.

Uma equipe de especialistas em explosivos, que foi ao local enquanto acontecia a retirada dos trabalhadores, não encontrou nenhuma bomba, por isso, várias horas depois, quando 161 trabalhadores já tinham sido transferidos para outras plataformas próximas, foi decidido suspender a evacuação.

Os colegas da mulher, cuja identidade não foi revelada, disseram à imprensa que ela contou aos outros trabalhadores que tinha sonhado que havia uma bomba a bordo do hotel flutuante.

Para Jake Molloy, do comitê da indústria petrolífera offshore, citado hoje pelo jornal "The Daily Telegraph", é incrível que as coisas tenham chegado a esse ponto.

Segundo Molloy, não havia necessidade de evacuar a plataforma, porque é absolutamente impossível, com os rigorosos controles de segurança existentes, que alguém conseguisse introduzir ou fabricar uma bomba no local.

A grande evacuação, que teve a participação de helicópteros britânicos e noruegueses, além de outros aviões da Royal Air Force, teria custado o equivalente a cerca de 750.000 euros. Agência EFE
A imagem “http://www.clicabrasilia.com.br/bibliotecas/barraportal/logo.gif” contém erros e não pode ser exibida.