O vice-presidente Global de Comunicação da Coca-Cola Company, Jonathan Mildenhall, juntamente com o diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, Ricardo Fort, apresentaram, nesta terça-feira, em entrevista coletiva, os planos de mídia da empresa para o País, além do novo filme de sucesso mundial da companhia, chamado de ‘Fábrica de Felicidade’, que chega ao Brasil, no ínicio de março, acompanhado de uma mega divulgação.
O vídeo, de 3’30”, faz parte da campanha mundial ‘Viva o Lado Coca-Cola da Vida’. Seu processo de produção durou cerca de 11 meses. Destes, seis semanas para o desenvolvimento dos scripts, seis meses para aprontar a animação em 2D, e mais três meses para a transformação em 3D.
‘É uma iniciativa que espera um grande impacto nos consumidores brasileiros e que eles se sintam ainda mais apaixonados pela marca’, destacou Fort.
Produzido pela Wieden + Kennedy/Amsterdam e com participação de mais de 50 especialistas em animação 3D da agência Psyop, ‘Fábrica da Felicidade – O Filme’, já havia sido apresentado ao leitores do PublicidAd, no início de janeiro, quando de sua estréia em Portugal.
A peça transmite a mensagem de otimismo a partir da superação dos personagens mágicos que habitam as vending machines de Coca-Cola para entregar o refrigerante às pessoas.
A luz vermelha que acende, indicando que não há mais Coca-Cola, dá início a uma saga em busca do refrigerante, em um mundo cheio de desafios e adversidades. Na versão brasileira, o VJ da MTV Cazé Peçanha participa na locução, emprestando sua voz ao Zelador que protagoniza o filme.
O filme é a peça âncora da campanha, que conta com um diversificado conjunto de ações em internet, mídia externa, indoor, PDV e cinema, que ficarão no ar por um período de três meses.
No Brasil, o lançamento do ‘Fábrica de Felicidade’ acontece no dia 3 de março com breaks em espaços nobres das programações de TVs aberta e fechada.
Serão inserções simultâneas na “Tela Quente”, da TV Rede Globo, e em dez canais Globosat: Multishow, GNT, Globonews, Universal, Canal Brasil e Telecines Premium, Action, Pipoca, Cult e Light. Os canais TNT e SporTV 1 e 2 também exibirão o filme na noite de estréia.
Além da TV, outras mídias serão utilizadas no pré-lançamento da campanha até o dia 2 de março.
CINEMA E INTERNET
O enredo também inspirou a divulgação da campanha nos moldes dos grandes lançamentos da indústria cinematográfica. Até 3 de março, trailers em versão de 30” anunciam a estréia do filme.
Nas ante-salas da rede Cinemark, cartazes anunciam ‘Fábrica da Felicidade’ como uma das atrações. Por duas semanas, todas as salas apresentarão a atração.
O uso de tecnologias interativas é destaque também nas ações de cinema de ‘Viva o Lado Coca-Cola da Vida’, por meio de parceria com a empresa portuguesa YDreams.
Entre elas está um game sensorial instalado nas ante-salas da rede Cinemark Porto Alegre. O mouse é substituído por movimentos no ar captados por um sensor. Dessa maneira, os espectadores poderão interagir com as aventuras do filme em um jogo coletivo.
Já no Rio e em São Paulo, o público poderá brincar com um tapete interativo que projeta imagens de acordo com os movimentos do jogador.
Além da TV e do cinema, a campanha terá presença constante na internet. Antes da estréia do filme, os internautas poderão assistir no site da companhia versões do trailer com diferentes locuções.
Haverá também banners em portais e sites estratégicos e um pacote temático de ícones do filme para o comunicador instantâneo MSN Messenger.
Questionado sobre o papel da Internet na divulgação de campanhas no Brasil, Fort afirmou que tudo o que se imagina por ferramentas online está sendo usado ou avaliado pela Coca-Cola.
MÍDIA EXTERNA
Para apresentar os personagens do filme de forma lúdica, a mídia externa também será muito explorada. As peças abordam o potencial iconográfico dos personagens do filme, em formatos diferenciados de outdoors e abrigos de espera em pontos de ônibus.
Nas versões para mídia indoor, os personagens surpreendem o público em cancelas de estacionamento de shoppings e em adesivos em lan houses.
A nova edição de ‘Viva o Lado Coca-Cola da Vida’ também estará presente em uma das versões da consagrada garrafa contour de Coca-Cola. A embalagem full body sleeve, de 600 ml, terá a identidade visual da campanha.
Ao contrário do que ocorreu com a garrafa de pigmentação dourada que já foi retirada de circulação, será utilizada uma embalagem transparente com apenas o rótulo colorido. É uma iniciativa da companhia de não usar garrafas com pigmentos que dificultem a reciclagem.
Em algumas das principais cidades brasileiras os caminhões de Coca-Cola também serão transformados em ‘fábricas da felicidade’, com adesivagem especial.
A campanha ainda conta com peças em lojas de conveniência das redes de combustíveis BR, Shell, Esso e Texaco, com promoções especiais.
INVESTIMENTOS
Fort também destacou o investimento de R$ 1,5 bilhão da Coca-Cola no país, em 2008, tanto em marketing, quanto em fábricas e distribuição.
O executivo confirmou que a empresa pretende ampliar sua linha de produtos não-alcoólicos, porém preferiu não adiantar mais nenhuma novidade a respeito.
Sobre novas embalagens, Fort afirmou que a Coca-Cola vai continuar diversificando seu portfolio, sendo um processo contínuo, porém estudado de acordo com cada região. ‘A embalagem é um veículo chave para a comunicação com as pessoas’, salientou.
Ficha Técnica (adaptação Brasil):
Título: Fábrica da Felicidade
Produto: Coca-Cola
Cliente: Coca-Cola
Diretor de Criação: Adriana Cury, Luiz Nogueira, Zil Ribas
Redator: Marco Ferreira
Diretor de Arte: Paulo Salgueiro ‘Popó’
Atendimento: Gabriella Guerra, Tatiana Guigues, João Barbosa
Aprovação pelo cliente: Luciana Feres, Tina Adnet
Planejamento: Kiko Tortorelli, Karina Prati
RTV: Carlos Paz, Ricardo Gaida
Produtora: É Produções Cinematográfica
Direção: Maurício Salles
Pós-produção: Casablanca
Produtora de Som: Mr Vox