Agências internacionais
SÃO FRANCISCO - A Microsoft ofereceu nesta sexta-feira, 1, US$ 44,6 bilhões para comprar a segunda maior empresa da internet, o Yahoo. Se o negócio se realizar, será a maior aquisição desde o estouro da bolha da internet, em 2000, e uma das maiores negociações da história corporativa norte-americana.
A empresa comandada por Bill Gates anunciou a proposta nesta sexta, mas disse que detalhes são confidenciais. A oferta ocorreu horas após a Microsoft afirmar que teria se aproximado do Yahoo para negociar uma "aproximação amigável".O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou: "Temos um grande respeito pelo Yahoo e juntos podemos oferecer uma incrível gama de soluções para consumidores, publishers e publicitários. Estaremos melhor posicionados no mercado de serviços online".
A vontade de comprar o Yahoo faz todo o sentido para a Microsoft, que perdeu a liderança entre as empresas de tecnologia para o Google. Desde que o mundo da informática se transformou em internet, a empresa de Bill Gates viu o domínio sobre softwares perder a batalha para programas livres.O Yahoo é o principal concorrente do Google em serviços online. Na semana passada, a empresa anunciou a demissão de 1 mil funcionários, a maior demissão em massa desde o estouro da bolha da internet.
Yahoo!
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Yahoo! Inc. (NYSE: YHOO) é uma empresa norte-americana de serviços de Internet com a missão de ser "o serviço de Internet global mais essencial para consumidores e negócios". Opera um portal de Internet, um diretório web, e outros serviços, incluindo o popular Yahoo! Mail. Foi fundado por David Filo e Jerry Yang, formandos da Universidade de Stanford em janeiro de 1994 e incorporado no dia 2 de março de 1995. A sede da empresa é em Sunnyvale, Califórnia.
De acordo com a Alexa Internet, uma empresa de tendências da web, o Yahoo! é a segunda página mais visitada da Internet depois do Google. A rede global de páginas do Yahoo! receberam 3 bilhões de page views por dia em outubro de 2004.
Enquanto a popularidade do Yahoo! crescia, novos serviços iam surgindo, tornando o Yahoo! uma parada obrigatória para todas novas tendências da Internet. Estes incluem: o Yahoo! Messenger, um mensageiro instantâneo, o Yahoo! Groups, serviço muito popular de criação de mailing lists por assunto de interesse, bate-papo e jogos online, vários portais de notícias e informação, compras online e leilões. Muitos destes são baseados em serviços independentes, dos quais o Yahoo! comprou, como o EGroups, o popular GeoCities, para hospedagem de sites da web, e o Rocketmail. Muitas destas ações desagradaram a alguns usuários que já usavam estes serviços antes de serem comprados pelo Yahoo!, já que a empresa costumava sempre alterar os termos de serviço.