O MPF (Ministério Público Federal) no Acre entrou com ação civil pública contra servidores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). De acordo com a denúncia, eles utilizavam recursos públicos para promoção de viagem sem a real comprovação de que tenha sido por motivos profissionais.
A viagem aconteceu em agosto de 2007 e levou quatro servidores públicos federais e um convidado a utilizarem um veículo Toyota e um barco de propriedade da Funasa para realizarem expedição pelo Rio Moa, no Vale do Juruá.
A denúncia que chegou ao MPF, segundo informações da Procuradoria Geral da República, desmentiu a primeira justificativa de viagem com o intuito de “realizar discussões sobre campanhas de vacinação no Vale do Juruá”, e comprovou o uso dos bens públicos para o deslocamento recreativo pelos rios da região. Fotos mostravam integrantes da equipe em banhos de cachoeira, praticando esportes e ingerindo bebidas alcoólicas.
O procurador da república Anselmo Henrique Cordeiro Lopes afirma que estes fatos são imorais e precisam ser punidos de maneira exemplar a fim de que deixem de ser banalizados e agentes públicos respondam por seus desmandos.
24 Horas News