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Régis Martins
MATHEUS URENHA
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TEMPOS MODERNOS
Carla Viana, à frente do grupo ribeirão-pretano de rock Senhor X. Para a vocalista, hoje em dia “é obrigação de todo artista dominar a tecnologia”

Uma menina de 15 anos é a nova estrela da música independente nacional. Ou quase isso. Sim, porque ela nunca apareceu na TV, não fez mais do que meia dúzia de shows na vida e sequer tem uma banda.
Mas faça o teste: escreva o nome Mallu Magalhães no Google e vai levar um susto. A paulistana, que toca um folk-rock agridoce, foi capa de respeitados cadernos culturais e, mesmo sem repertório suficiente, dizem que já recebeu propostas de grandes gravadoras.
Tudo culpa de sites como o YouTube e MySpace, onde Mallu contabiliza milhares de hits e entradas. Um legítimo fenômeno da internet.
A garota é símbolo da geração “download” que praticamente não compra mais CDs e assiste filmes pelo computador sem o menor pudor de estar cometendo algum crime contra os direitos autorais.
O MySpace, por exemplo, que conta com 110 milhões de usuários no mundo, é uma febre no Brasil. Tanto que já foi totalmente traduzido para o português. Este admirável mundo novo provocou uma crise no mercado fonográfico mundial, obrigando gravadoras, lojas e artistas a se adaptarem a um terreno pantanoso, mas para muitos, benéfico.
- O MySpace ajuda porque é um meio de divulgação muito forte para o artista independente, afirma a cantora Carla Viana, do grupo ribeirão-pretano Senhor X.

Links
A cantora diz que existe atualmente um “mundo paralelo honestíssimo” que cresce mais a cada dia, bem longe das rádios comerciais e das grandes gravadoras.
- Hoje, a internet atinge aquelas pessoas que estão interessadas em coisas novas, porque o que toca nas rádios não tem uma qualidade muito boa, acredita.
Carla e seu grupo têm página - ou melhor “um perfil” - no MySpace, comunidade no Orkut, clipes e vídeos de shows no YouTube e também o bom e velho “ponto com ponto bê-érre” na internet: www.senhorx.com.br.
- São todos links onde o contratante pode conhecer nosso trabalho mais a fundo com apresentações ao vivo. Coisas que um CD não pode mostrar, explica.
Com uma década de estrada, o Senhor X prepara seu terceiro álbum para este ano. Apesar de ser uma banda conhecida pelos “covers”, o grupo também tem um repertório de composições próprias.
- Na verdade, o que a gente faz são “versões”, que nos ajudam a também mostrar nosso trabalho próprio. São duas propostas, informa.

Empresária
Carla acredita que é possível viver de música no mercado independente atual, onde é mais importante vender shows do que discos. E é a própria cantora que faz o trabalho de empresária do grupo.
- O primeiro contato é sempre pelo Orkut ou por e-mail, depois a gente fecha tudo por MSN. Às vezes, por telefone, afirma.
Até mesmo o velho sonho de conseguir uma grande gravadora, vender milhares de discos e levar uma boa vida de popstar não é prioridade para o grupo.
- A verdade é que as grandes gravadoras não querem nada de novo. Elas têm uma mentalidade completamente diferente do que a gente pensa, comenta.
Ao final, Carla dá a receita do sucesso no melhor estilo “faça você mesmo” em tempos cibernéticos:
- É obrigação de todo artista dominar a tecnologia, argumenta.

Página oficial

Para o músico e produtor Tiago Fuzz, o MySpace é uma importante rede de relacionamentos e ferramenta de divulgação porque permite “compartilhar de forma prática e gratuita toda a obra do artista com seu público”.
- Com essa possibilidade, fica mais fácil o contato direto entre bandas, produtores e a realização de shows, além de viabilizar parcerias e intercâmbios musicais, ressalta.
O perfil do grupo de Tiago, o Alma Mater, já contabiliza mais de oito mil acessos e disponibiliza quatro faixas do grupo que ainda não tem disco gravado. O MySpace, no final das contas, acabou tornando-se a página oficial da banda, com histórico, contatos e datas de shows.
- Muitos artistas independentes têm como suas páginas principais o MySpace ou Tramavirtual, pois permitem inserir todo material do grupo de forma gratuita, explica.
O site Trama Virtual pertence à gravadora Trama e também abre espaço para grupos independentes.
O mesmo acontece com o perfil da produtora de Tiago no MySpace, a Groselha Fuzz, especializada em shows e festas “indies” em Ribeirão Preto. Para Tiago, um número grande de acessos significa mais contatos e possibilidades de mais apresentações.
- É uma ótima ferramenta para conhecer novos artistas, fazer contato, articular shows. Graças ao MySpace, bandas como Alma Mater e Pale Sunday mantêm contato com pessoas no exterior também, diz.
O produtor afirma que sites que permitem interação com o público são muito mais eficazes e se tornam cada vez mais obrigatórios.
Tiago revela que, além do MySpace, Orkut e YouTube, usa e abusa de sites como Last.fm, Fotolog, Flickr e Facebox.
- Como produtor, acho muito mais prático pesquisar no MySpace as canções de um artista, ou assistir alguns vídeos no YouTube, fotos no Fotolog. Pois além de tudo estou em contato com a opinião de seu público e com os artistas relacionados, conclui.

Gerenciamento Total
Jefferson Barcellos, fotógrafo e baterista do grupo Interstellar, também de Ribeirão Preto, acredita que o diferencial do MySpace é a possibilidade de gerenciamento total de acesso e conteúdo.
- Quem produz uma linguagem sonora e visual melhor, mais destaque ganha, ressalta.
O músico afirma que utiliza o site mais como um intercâmbio entre grupos com sonoridades afins.
- No nosso caso específico, não usamos para agendar shows em função do grupo valorizar muito mais o estúdio, no sentido de laboratório, diz.
Jefferson também defende a idéia de que os artistas independentes devam utilizar toda forma de divulgação gratuita que a internet oferece e diz que ouve muita coisa boa no MySpace.
- Outro dia ouvi um grupo que tem a ver com o tipo de música que faço. O Macaco Bong, que apesar do nome ruim, tem uma sonoridade bem bacana, afirma.
O Macaco Bong vem de Cuiabá, no Mato Grosso, cidade que lançou o grupo Vanguart, atual queridinho do mundo “indie”.


Quem?
Rapper enigmático é campeão de acessos em RP
Nem sempre o MySpace pode ser uma ferramenta eficaz de divulgação. Mas aí depende da forma com que o artista monta seu perfil. Em Ribeirão Preto, um rapper autodenominado Doctor L tornou-se um enigma no site.
Os textos e as músicas são todos escritos em inglês e não há nenhum outro link, e-mail ou telefone de contato do cidadão que diz ter 19 anos. Seu release é um primor:
“As ruas sangrentas de Ribeirão Preto são conhecidas por ser palco de uma guerra civil. E foi neste paraíso violento e sangrento que nasceu Doctor L.”
Apesar do tom “trash”, que beira a picaretagem, seu perfil é um campeão de visitas com quase 800 mil acessos. Se você não acredita, acesse www.myspace.com/dabeatsking


Serviço
Artistas de Ribeirão e região no MySpace
• Alma Mater
www.myspace.com/almamaterband

• Buneco de Argila
www.myspace.com/bunecodeargila

• Cane’s Foot
www.myspace.com/canesfoot2008

• Interstellar
www.myspace.com/interstellar9

• Motormama
www.myspace.com/bandamotormama

• Pale Sunday
www.myspace.com/palesundayband

• Senhor X
www.myspace.com/bandasenhorx