Ela exibiu marcas dos blogs em sua roupa e disse que idéia surgiu como brincadeira.
Blogueira vestiu avental de patrocínios (foto: Renato Bueno/G1)
Quando o evento começou, no dia 11, a blogueira estava no prédio da Bienal vestindo o avental de patrocínios que cobriria sua roupa pelos próximos dias. Nospheratt não mostra o rosto nas fotos, mas não esconde a surpresa com o resultado do marketing “viral” que começou por acaso.
“Começou de brincadeira, a idéia foi sendo elaborada com um grupo de amigos”, diz ela. O convite para participação veio de Lúcia Freitas, coordenadora da área de blogs da Campus Party.
Mas Nospheratt, que tem sua renda em blogs, não tinha dinheiro. “Eu achei que era um evento pequeno, só de blogueiros. O pessoal queria que eu viesse e eu falei ‘não vai dar, eu não tenho verba pra fazer essa viagem’”, diz ela, que mora no Uruguai há 11 anos.
Quando um amigo disse que pagaria se ela usasse uma camiseta com o nome do blog dele, a idéia começou a virar projeto. A notícia se espalhou pelos blogs, Nospheratt foi vendendo as cotas e, na sexta-feira anterior ao início do evento, tinha os 16 “espaços publicitários” vendidos e ainda recebia propostas de mais interessados.
Ela não revela o preço cobrado pela propaganda, mas diz que todos pagaram o mesmo valor. “Não vendi mais porque não deu tempo”, diz Nospheratt, que precisava produzir as logomarcas de cada blog antes de vir para São Paulo.
Evento
Os participantes do Campus Party chegaram ao local do evento na segunda-feira (11), carregando suas mochilas, malas e as bagagens principais (monitores, computadores, joysticks, fones de ouvido, toca-MP3). Cerca de três mil pessoas se inscreveram na primeira edição brasileira do evento, criado há dez anos na Espanha e que é referência para os "geeks" (fãs de tecnologia) no verão Europeu.
Os visitantes inscritos, que levaram computador e ficaram acampados em barracas disponibilizadas pela organização do evento, participaram de competições de games, oficinas de astronomia e música e palestras sobre software livre e internet. Há 900 barracas no prédio e seus "moradores" poderão levá-las para casa.
Para sua estréia no Brasil, o evento foi dividido em duas partes: exposição e arena. A exposição é aberta ao público e terá palestras, mas não dá acesso à arena, onde o evento realmente "acontece". É na arena que fica o participante que se inscreveu pelo site do evento e pagou a taxa de R$ 100. Ele pode acampar na Bienal durante a semana, levando computador e itens pessoais para "sobreviver" entre as atividades e competições on-line.
Local: Prédio da Bienal - Parque do Ibirapuera, São Paulo / SP
Data: até 17/02
Inscrições: www.campus-party.com.br
Preço: R$ 100, com direito a acampamento durante a semana. A entrada é gratuita para a área de exposições.
Os links dos blogs de Nospheratt
http://deusario.com/
http://blosque.com/
http://blogtemplates.info/
(TSN)