Yahoo rejeita proposta milionária da Microsoft

O conselho de administração da Yahoo rejeitou a oferta pública de aquisição (OPA) da Microsoft, sustentando que ela "desvaloriza imenso" o valor da companhia. A notícia foi on- tem publicada na página de Internet do Wall Street Journal, que cita fontes ligadas ao negócio.

A Microsoft tinha oferecido, no passado dia um de Fevereiro, 31 dólares (21,3 euros) por cada acção da Yahoo, o que perfazia um valor global de 44 mil milhões de dólares (30,7 mil milhões de euros). Segundo as fontes citadas, a administração da Microsoft só estará disposta a considerar uma oferta superior a 40 dólares por acção. O valor de 31 dólares era, à data da OPA, 62% superior à cotação em bolsa da Yahoo. A Microsoft afirmou que a combinação das duas empresas levaria a uma redução anual de custos de 1000 milhões de dólares.

O Wall Sreet Journal avança com algumas explicações para a rejeição da Yahoo, entre as quais o não ter levado em linha de conta o risco de obstrução por parte das autoridades da concorrência, já que se trata de dois gigantes da Internet e da indústria de software.

O mesmo jornal afirma que a Yahoo estará, já há alguns dias, a estudar alternativas à OPA da Microsoft. Na passada quarta-feira, o presidente-executivo da empresa, Jerry Yang, enviou por e-mail uma mensagem aos funcionários em que assegurava que estava a considerar hipóteses de evitar a oferta da Microsoft.

A fusão entre a Microsoft e a Yahoo representaria a maior operação do género jamais levada a cabo entre duas empresas de computadores e quinta em termos de companhias de base tecnológica e media. Segundo o Wall Street Journal, a direcção da Microsoft será amanhã oficialmente avisada da decisão dos responsáveis da Yahoo.|- M.A.C.