Humor pode melhorar aprendizagem, diz especialista
Madri,(EFE).- O sentido do humor e seus múltiplos benefícios nas relações de idosos, na integração de presos ou no âmbito da educação, são estudados por especialistas internacionais reunidos esta semana em Madri.
Mais de uma centena de pesquisadores do mundo todo participam do XX Congresso da Sociedade Internacional para os Estudos de Humor (ISHS), inaugurado na terça-feira e que será encerrado amanhã.
Após a apresentação de diversos trabalhos que destacaram que a estimulação através do riso traz uma série de benefícios para a saúde, agora os analistas tentam aprofundar os conhecimentos sobre como o humor pode melhorar hábitos de aprendizagem.
A professora argentina Mónica Guitart, da Universidade Nacional de Cuyo, explicou hoje à Efe como aplica o humor em sua classes, como espécies de "pílulas motivadoras".
Guitart, que dá aulas de matemática a futuros engenheiros, indicou que tenta ensinar utilizando brincadeiras ou cenas lúdicas que despertem o interesse ou o debate entre os alunos.
"O grande desafio como docente é que os alunos, ao lembrarem das brincadeiras, evoquem os conceitos matemáticos que estão nelas", afirmou.
Guitart assegurou que, desta forma, é mais fácil lembrar de conceitos, pois estes "chegam através de emoções positivas, e não só por meio de conhecimentos frios".
A pesquisadora se referiu também às reservas dos professores à utilização do humor em suas aulas, por medo de que possam perder o controle dos alunos.
No entanto, disse que, quando os mestres se dão conta de que o riso favorece a aprendizagem, "imediatamente começam a aproveitar".
No fórum, realizado na Universidade de Alcalá de Henares, nas proximidades de Madri, foi realizado também um seminário sobre o temor que algumas pessoas têm do riso.
Além disso, foram apresentados trabalhos sobre como melhorar a convivência e a aprendizagem dos presos com propostas de humor, uma atitude que também favorece as relações sociais dos idosos. EFE
Mais de uma centena de pesquisadores do mundo todo participam do XX Congresso da Sociedade Internacional para os Estudos de Humor (ISHS), inaugurado na terça-feira e que será encerrado amanhã.
Após a apresentação de diversos trabalhos que destacaram que a estimulação através do riso traz uma série de benefícios para a saúde, agora os analistas tentam aprofundar os conhecimentos sobre como o humor pode melhorar hábitos de aprendizagem.
A professora argentina Mónica Guitart, da Universidade Nacional de Cuyo, explicou hoje à Efe como aplica o humor em sua classes, como espécies de "pílulas motivadoras".
Guitart, que dá aulas de matemática a futuros engenheiros, indicou que tenta ensinar utilizando brincadeiras ou cenas lúdicas que despertem o interesse ou o debate entre os alunos.
"O grande desafio como docente é que os alunos, ao lembrarem das brincadeiras, evoquem os conceitos matemáticos que estão nelas", afirmou.
Guitart assegurou que, desta forma, é mais fácil lembrar de conceitos, pois estes "chegam através de emoções positivas, e não só por meio de conhecimentos frios".
A pesquisadora se referiu também às reservas dos professores à utilização do humor em suas aulas, por medo de que possam perder o controle dos alunos.
No entanto, disse que, quando os mestres se dão conta de que o riso favorece a aprendizagem, "imediatamente começam a aproveitar".
No fórum, realizado na Universidade de Alcalá de Henares, nas proximidades de Madri, foi realizado também um seminário sobre o temor que algumas pessoas têm do riso.
Além disso, foram apresentados trabalhos sobre como melhorar a convivência e a aprendizagem dos presos com propostas de humor, uma atitude que também favorece as relações sociais dos idosos. EFE