UE questiona privacidade de informações no Google

Publicação JC

Autoridades de proteção de dados de 27 países europeus consideram que o Google mantém as buscas dos usuários armazenadas por tempo demais. Em uma conferência ocorrida nesta quinta-feira, 24, o Google explicou que guarda os dados por questões de segurança.

Em Amsterdã, a conferência aconteceu uma semana após autoridades de proteção de dados da Europa escreverem ao Google, preocupados que a empresa quebre as leis da Europa por salvar muitos detalhes sobre as buscas de seus cidadãos.
O grupo, composto por representantes de todos os Estados da União Européia, se juntou em um comitê para pedir que a empresa justifique a necessidade de guardar os dados por dois anos.

O Google preencheu um documento especificando seus procedimentos. A Justiça Européia declarou nesta sexta-feira, 25, que o documento do buscador tem informações “legítimas”.
O supervisor da European Data Protection, Peter Hustinx, acredita nos esforços do Google em respeitar a privacidade dos europeus.

O chefe de privacidade do Google, Peter Fleischer, justificou o funcionamento da função de busca pessoal do Google, afirmando que usuários têm a opção de fazer uma pesquisa mais refinada, utilizando identidade e senha para login. Ele declarou que as buscas
personalizadas respeitam preceitos de privacidade.

A empresa armazena informações de todas as buscas, tanto as normais quanto personalizadas. Mas, no caso da primeira, não é possível relacionar os dados a um indivíduo.


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Yahoo! lança site de vídeos e compete com YouTube

O Yahoo! Brasil lança o concorrente do YouTube, o Yahoo! Vídeo (http://br.video.yahoo.com). Utilizando a união de ferramentas do portal, o site combina o serviço do Yahoo! Cadê? com, procuras específicas e por categorias.

A grande novidade do Yahoo! Vídeo é que nele há uma “tag cloud”, página que permite fazer a busca por palavras mais clicadas pelos outros internautas. Como essas “tags” e os vídeos são conteúdos gerados por usuários, o Yahoo! Vídeo reforça a popularização da web 2.0, na qual o internauta passa a ser peça fundamental na hora de gerar conteúdo para os demais usuários.

"Enquanto vídeos on-line continuam a crescer em todo o mundo, o Yahoo! aperfeiçoa seu portal com um site que une o grande poder de busca do Yahoo! Cadê? com a oportunidade dos usuários personalizarem suas buscas, seus vídeos postados e as categorias disponíveis dentro da página", afirmou o gerente geral de mídias sociais, Jason Zajac.

O site permite ainda que os usuários tenham acesso aos vídeos mais populares de outros portais da internet, uma vez que se utiliza da buscador da empresa para aumentar o alcance da experiência do usuário. Os internautas podem adicionar seus vídeos prediletos na seção "favoritos".


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AlmapBBDO faz barulho para Ruffles

Batatas barulhentas

A batata Ruffles da Elma Chips estréia campanha assinada pela AlmapBBDO com o objetivo de aproximar ainda mais a marca ao universo jovem. Intitulada “Faça Barulho. Coma Ruffles”, a estratégia de comunicação engloba o lançamento de dois comerciais para TV aberta e fechada, ações de merchandising no programa Neura MTV, lançamento de hotsite, ações no MSN e Orkut, além de materiais para ponto-de-venda.

Um dos filmes tem como cenário uma sala de aula. Os alunos entram na sala e assim que se acomodam, o sinal volta a soar e todos deixam a sala. Em seguida o público descobre que as responsáveis pela confusão são três barulhentas batatas, personagens desenvolvidos para as campanhas, que acabam de tocar a sineta.

A outra produção se passa em um quartel. Os soldados são acordados pelo som de cornetas e assim que despertam, o som transforma-se em música mexicana, com as batatas comandando as cornetas. Em ambas as produções, as batatas são caçadas e transformadas em Ruffles no final. A assinatura da campanha é: “Faça barulho. Coma Ruffles”.

Em São Paulo a campanha contará ainda com spot de rádio veiculado nas rádios Mix e Joven Pan FM. A criação é de Wilson Mateos e Julio Andery, com direção de Rodrigo Almeida, Tales Bahu. A produtora é a Zeppelin.
MEIO & MENSAGEM

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RP perde edição da Casa Cor Interior

A 2ª Edição da Casa Cor Interior de São Paulo, que estava prevista para ser realizada em Ribeirão Preto, terá de ser transferida para outra cidade. Desde dezembro do ano passado os organizadores lutam na Justiça para derrubar o acordo firmado em 1995 entre a então diretoria da Casa Cor e da Casa Interior, que estabelece que o evento não pode ser realizado em Ribeirão Preto.
“Entramos na Justiça com uma ação de ‘extrato’ de acordo para tentar anular a decisão”, afirma o proprietário da franquia, Flávio Sanna. Ele afirma que desconhecia o acordo quando comprou a franquia no ano passado.
Mas em abril a juíza da 9ª Vara Cível de Ribeirão Preto, Flávia Zanferdini, deu sentença favorável à Ambiente Promoções, que detém o direito da Casa Interior.
Sanna considera que o acordo é inconstitucional, pois fere o direito da livre concorrência.
O advogado da Ambiente promoções, João Felipe de Freitas, rebate que não há monopólio ou reserva de mercado pois qualquer outra empresa tem o direito de promover uma mostra do tipo na cidade, com exceção da Casa Cor.
“A empresa se comprometeu no acordo a não realizar o evento em Ribeirão Preto e abriu mão deste direito em prol da melhor concorrência entre as duas partes”, argumenta Freitas.
O proprietário da franquia recorreu da decisão e agora o processo será remetido ao Tribunal de Justiça para julgamento do recurso.
“A decisão deve sair entre dois e quatro anos”, informa Freitas.
Até lá a Casa Cor Interior São Paulo não poderá ter uma edição na cidade. “Estamos quase fechando o evento em São José do Rio Preto”, informa Sanna.
MATÉRIA COMPLETA:

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Intel deve investir em chips telefônicos e VoIP

A Jajah atraiu o apoio da Intel para seu projeto de eliminar a distinção entre telefones e PC's. Ela alcançou 2 milhões de usuários com seu serviço de telefonia de longa distância pela Web e cresceu 66% nos últimos 3 meses.

A Intel pretende investir 20 milhões de dólares em um novo serviço, buscando maior integração da telefonia convencional - fixos e celulares - com o VoIP em computadores conectados à Internet. Com um incentivo desta magnitude os fundadores da Jajah acreditam que ela possa chegar logo ao patamar de empresas como Google, eBay e Yahoo. E pode ser que, com essa parceira, a tecnologia de telefonia via Internet seja incorporada aos microprocessadores.

O nome diferente é uma homenagem a Jajah Watamba, o inventor de um rudimentar dispositivo de comunicação à distância, chamado "bullroader", de origem australiana. Os nativos usavam esta ferramenta, feita de madeira e corda, que emitia um ruído característico e podia ser ouvido a quilômetros. Segundo os fundadores, Jajah é perfeito porque não significa nada em nenhum idioma, e é simples e diferente.

A Jajah foi fundada há 4 anos por Roman Scharf e Daniel Mattes. Ao trabalhar com videoconferências, Mattes se deu conta da importância de transmitir voz com qualidade e sem interrupções e resolveu investir numa tecnologia de compressão avançada de sons. Quando conseguiu um ótimo resultado, vendeu sua pequena empresa e se aliou a Scharf e mais três programadores aperfeiçoando o sistema de transporte de chamadas via Internet.

A idéia do serviço é bastante simples: você usa o número de um telefone convencional para "discar" para outro número de telefone em qualquer parte do mundo, ambos podendo ser fixos ou celulares. O sistema transforma a chamada em uma conexão IP imediatamente e usa os próprios aparelhos telefônicos para completar a ligação, ou seja, você tira o fone do gancho e aguarda a outra pessoa atender, como se fosse uma chamada normal.

A enorme diferença está no preço porque, na verdade, a ligação é feita pela Internet via VoIP — os aparelhos de origem e destino são meros instrumentos para a comunicação. Nada é tarifado na companhia telefônica regular, mas todas as ligações são abatidas de créditos comprados antecipadamente. Ainda assim, o custo das ligações acaba ficando, pelo menos, 80% inferior ao cobrado por uma companhia telefônica regular. O único inconveniente é que, como este serviço ainda não está nacionalizado, só é permitida a compra de créditos por transferência bancária para uma das instituições indicadas no site, em uma das 32 diferentes moedas disponíveis.

De qualquer modo, as perspectivas indicam claramente que este tipo de serviço vai impor uma nova realidade ao sistema de tarifação das ligações telefônicas. É só esperar mais um pouco.

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Universidades são fechadas por foco de sarampo no Japão

TÓQUIO - Sete universidades do Japão permanecerão fechadas durante a próxima semana diante do temor que continue propagando-se um foco de sarampo que começou em meados de maio.

A última a fechar suas portas foi a Universidade de Keio, que ontem optou por suspender suas aulas até a próxima sexta-feira, após comprovar que 34 estudantes tinham contraído o sarampo, o que afetará 32.000 universitários de seus campi em Tóquio, Yokohama e Fujisawa.

A Universidade de Hosei também decidiu ontem suspender sua atividade docente até o dia 3 de junho em dois de seus campi em Tóquio (Ichigaya e Tama), o que afetará 15.800 estudantes.

Neste centro foram confirmados até o momento 14 casos desta mesma doença, enquanto seis alunos mostraram sintomas relacionados, como febre alta.

Além disso, a Universidade de Kyoritsu decidiu ontem fechar todas as suas instalações na capital japonesa até o dia 4 de junho ao detectar que dois de seus mil estudantes tinham contraído o sarampo.

O foco, que começou a ser detectado em meados de maio e pode durar até o fim de junho, disparou o pedido por exames médicos de detecção do sarampo e algumas empresas farmacêuticas locais já não possuem mais estoques dos testes.

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Falha no sistema de informática cancela 114 vôos no Japão

A companhia aérea japonesa ANA cancelou neste domingo (27) 114 vôos internos no Japão e teve de atrasar outros devido a uma falha em seu sistema de informática. O problema afetou mais de 40 mil passageiros, informou a agência local Kyodo.

O problema desabilitou o sistema que controla o processo de reservas, assim como o embarque e o fluxo da bagagem, do início do dia até o início da noite (horário local), o que obrigou em um primeiro momento os empregados da companhia a tramitar manualmente os bilhetes.

A companhia aérea começou a detectar erros no funcionamento de seu sistema de informática no sábado à noite e, embora já tenha reparado o problema, ainda não conseguiu achar a causa. A falha afetou também algumas companhias aéreas locais japonesas, já que seus sistemas dependem dos da ANA.
G1
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Imprensa britânica divulga foto da filha de Murat

Alvorecer e Sófia MuratFoto: Sunday Mirror

Madeleine

As semelhanças entre a filha do único suspeito do caso e a criança desaparecida são impressionantes.

Robert Murat já o tinha afirmado. Hoje o «Sunday Mirror» confirma as semelhanças entre a filha do único arguido do caso Madeleine McCann e a criança desaparecida. O jornal publica uma foto de Sofia, filha de Murat, e sublinha que as aparencias são incríveis.

Na notícia que a fotografia ilustra, a ex-mulher de Murat confessa que ela própria e outros membros da família ficaram chocados com as semelhanças entre as duas crianças. Dawn conta também que a sua vida sofreu uma reviravolta desde que o suposto envolvimento de Murat foi conhecido.

A polícia britânica revistou a sua casa e interrogou-a sobre possíveis interesses pornográficos e pedófilos de Murat. Dawn garante que o ex-marido está inocente e que mesmo hoje não hesitaria em confiar-lhe a própria filha.


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Cervejarias se acusam por consumo abusivo

Todas são pedra e todas são vidraça na guerra travada pelas grandes cervejarias no balcão de reclamações do Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária).

Na troca de denúncias, fabricantes de marcas como Skol, Nova Schin e Kaiser se acusam por fazer campanhas "antiéticas" que incentivam o "consumo irresponsável" e "exagerado" de cerveja.

As queixas contradizem o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), que critica a restrição da publicidade do produto imposta pela Política Nacional sobre Bebidas Alcoólicas, lançada na quarta-feira pelo presidente Lula. O sindicato argumenta que a propaganda de cerveja só define o tamanho das fatias do mercado, sem aumentar o bolo, ou seja, a quantidade de litros vendidos.

A AmBev fez o maior número de denúncias no Conar contra as concorrentes nos últimos meses. Fabricante da Brahma --da campanha "Zeca-feira", que "cria" mais uma sexta-feira na quarta para "happy hour" com o produto--, a empresa considerou que uma peça de propaganda da marca Nova Schin "induz ao consumo abusivo de cerveja".

Suspenso após a denúncia da AmBev, o anúncio veiculado trazia a frase "Nova Schin --Os dermatologistas recomendam não tomar sol entre as 10h e as 16h [Não saia do bar. São ordens médicas]".

Em outra reclamação, a mesma AmBev disse que uma promoção da Kaiser ("Bote no cofrinho do Pânico") tinha "apelo ao consumo, uma vez que incentivava o público a tomar cerveja para juntar tampinhas e participar da promoção". A campanha foi feita em associação com o humorístico "Pânico na TV", exibido pela RedeTV.

Já a Kaiser denunciou a AmBev pela campanha do Boteco Bohemia, festival anual de gastronomia, com shows de música, que elege o melhor quitute de boteco da cidade, "por incentivar o consumo exagerado de bebidas".

Para o psiquiatra João Carlos Dias, do Departamento de Dependência Química da Associação Brasileira de Psiquiatria, "a briga mostra como as cervejarias estão erradas ao dizer que a publicidade aumenta a participação no mercado e não o volume consumido. Ao trocar essas acusações nos bastidores, elas acabam concordando com as nossas alegações de que a publicidade de cerveja tem grande impacto sobre o consumo".

Sérgio Ramos, presidente da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas), também critica as empresas. "Todas as cervejarias têm razão nas denúncias: a propaganda incentiva o consumo abusivo", diz. "Não sei se as louraças que infestam as propagandas não conseguem excitar o público masculino, especialmente os adolescentes. Deixar o Conar, órgão de publicidade, tomando conta disso é deixar a raposa cuidando do galinheiro", afirma Ramos.

Gilberto Leifert, presidente do Conar, não quis comentar o assunto. A assessoria de imprensa do conselho diz apenas que a troca de acusações entre concorrentes faz parte da rotina do órgão e que são mais comuns, por exemplo, na área de telefonia do que na de bebidas alcoólicas.

Criado em 1980, o Conar é financiado pela contribuição de agências de publicidade, veículos de comunicação e anunciantes. O órgão julga denúncias oferecidas por cidadãos, empresas associadas ou por seus técnicos, que monitoram a adequação dos anúncios às regras do mercado.

Apelo sexual

A Schincariol, fabricante da Nova Schin --que exibe comerciais estrelados pela cantora Ivete Sangalo com as pernas de fora--, acusou a Skol (AmBev) por propaganda em que, segundo a queixa relatada pelo Conar, "insinua êxito sexual após o consumo de cerveja e contém elevado grau de erotismo". A peça em questão, intitulada "Bingo", é protagonizada por um grupo de idosos, que, com as latinhas de cerveja na mão, dançam e paqueram.

A Folha procurou as assessorias de imprensa da Kaiser, da AmBev e da Schincariol. Apenas a primeira respondeu. "Não existe troca de acusações, apenas pedidos de ajustes das peças publicitárias", diz a resposta da Kaiser.

Folha Online

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'Cantiga do tiroteio' banaliza a violência contra criança no Rio

Crianças estão se tornando alvos constantes da violência no Rio

Em 10 meses, pelo menos 30 crianças foram baleadas ou mortas.
'Esses atos criminosos não podem cair na banalidade', afirma padre.
Aluizio Freire Do G1, no Rio
Foto: TV Globo
O menino João Hélio morreu no dia 7 de fevereiro, depois de ser arrastado por 7 km quando estava preso ao cinto de segurança (Foto: Reprodução)

Durante uma reunião de lideranças comunitárias, na quarta-feira (23), na favela Vila Cruzeiro, na Penha, bairro tradicional do subúrbio do Rio, uma criança de 6 anos levou os adultos às lágrimas ao reproduzir trechos de uma música que costuma cantarolar quando atravessa o fogo cruzado entre policiais e traficantes: "Lá-rá-rá-rá, não tô sentindo nada, Deus vai me proteger, nenhuma bala vai me pegar". A cantiga inocente em forma de oração feita pelo menino despertou uma preocupação latente nas pessoas: as crianças estão se tornando alvos constantes da violência urbana. De acordo com levantamento feito pelo G1, em 10 meses, pelo menos 30 crianças foram baleadas ou mortas em situações de violência no Rio.

“É preciso dar um basta nisso. Esses atos criminosos não podem cair na banalidade. Cada morte dessa destrói uma família, que vai definhando aos poucos com esse sofrimento”, afirmou o padre Serafim Fernandes, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, durante o encontro. “Eu percebo esse sentimento de tristeza nos pais que freqüentam a nossa paróquia. Nós, da Zona Norte, onde acontece o maior número dessas tragédias, vivemos por conta do descaso. Parece que existe o Rio de Janeiro e o Rio do Bueiro, que é aqui”, lamentou.

Ainda durante o evento, no Centro Cultural e Esportivo da Vila Cruzeiro, outras duas crianças emocionaram ao pedir que os tiroteios diários chegassem ao fim. Adriele, de 7 anos, e Wesley, de 10, que estudam na Escola Municipal Juraci Camargo, disseram que “querem voltar a estudar sem ter medo de sair à rua”. Dez escolas estão sem aulas desde que iniciaram os tiroteios na região, no início de maio. Nesse período, o conflito deixou 52 pessoas baleadas e 16 mortos na região.

G1

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Pássaro deixa "presente" indesejado em Bush durante entrevista



Reprodução
No meio de uma entrevista, as fezes de um pássaro atingem a manga de Bush (à dir.)
No meio de uma entrevista, as fezes de um pássaro atingem a manga de Bush (à dir.)

Um vídeo que mostra um incidente durante uma entrevista coletiva oferecida hoje pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi exibido em redes de TV e em vários sites da internet nesta quinta-feira. No vídeo, as fezes de um pássaro caem de repente sobre o terno do presidente americano.
Bush demorou alguns segundos para ver as fezes do pássaro em sua manga.

Ao perceber o incidente, o presidente limpou a sujeira com as mãos e continuou a responder perguntas dos repórteres presentes sem esboçar qualquer reação.

A rede de TV americana ABC, uma das que exibiu as imagens, afirmou que, para alguns, receber o "presente inesperado" do pássaro é sinal de boa sorte.
Na entrevista coletiva, que ocorreu nos jardins da Casa Branca, Bush tratou de questões cruciais para os Estados Unidos, como a guerra no Iraque, a economia e as reformas nas políticas de imigração.
Reprodução
Segundos depois, o presidente percebe o "presente" e limpa a sujeira com a mão
Segundos depois, o presidente percebe o "presente" e limpa a sujeira com a mão


Em uma pesquisa publicada hoje pelo jornal "New York Times", Bush aparece com popularidade em baixa entre os americanos. Entre os entrevistados, 72% desaprovam a maneira como ele gerencia o conflito no Iraque.

Outros 66% desaprovam sua condução da política externa americana, enquanto 60% desaprovam suas políticas sobre a imigração. No geral, o índice dos que desaprovam o governo Bush ficou por volta de 63%.

A pesquisa, do "NYT" e da rede CBS, entrevistou por telefone 1.125 adultos entre a última sexta-feira (18) e esta quarta-feira (23). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com "The New York Times" e ABC
O vídeo esta no link abaixo direto da BBC
http://news.bbc.co.uk/media/avdb/news/world/video/96000/nb/96641_16x9_nb.asx
Ou Aqui no G1
http://playervideo.globo.com/webmedia/GMCMidiaASX?midiaId=680592|banda=N|ext.asx
http://www.chinfra.blogger.com.br/george-bush-picture-37-705063.jpghttp://driller.blogs.com/photos/uncategorized/bush_eyescrosseyed_2.jpghttp://aspirinab.weblog.com.pt/bush_binoculars.jpghttp://www2.photoalbum.net/pa/pa_data/391/bush.jpghttp://montemagno.typepad.com/bushekerry/images/bush_1.gif
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Manifestantes desocupam usina hidrelétrica de Tucuruí

Depois de um dia e meio de invasão, manifestantes começaram a sair hoje da usina hidrelétrica de Tucuruí (389 km de Belém), no Pará. Eles exigiam uma reunião com uma comissão do governo federal e da direção da Eletronorte, que foi agendada para amanhã à tarde, na sede da estatal em Tucuruí.

A hidrelétrica é a segunda maior do país e tem potência instalada de 4.000 MW.

Já na noite de hoje os manifestantes começaram a deixar o local, em ônibus cedidos pela Eletronorte. A decisão foi acertada após negociações com representantes do Exército. Hoje, cerca de 400 soldados cercaram a hidrelétrica.

Os cerca de 150 manifestantes ligados ao MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), à Via Campesina e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que participaram da invasão, iniciada na madrugada de ontem, reivindicam pagamento de indenização às famílias desalojadas devido à construção da hidrelétrica, há mais de 20 anos. Durante a invasão, eles ameaçavam atear fogo e danificar aparelhos das salas de controle caso as reivindicações não fossem atendidas.

Folha Online
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