AmBev amplia vantagem sobre Schincariol no mercado de cerveja


A AmBev conseguiu ampliar ainda mais no ano passado sua vantagem sobre a Schincariol na liderança do mercado brasileiro de cerveja.
Segundo dados da ACNielsen, a participação de mercado da AmBev ficou praticamente estável nos últimos 12 meses. Passou de 69,4% em dezembro de 2005 para 69,3% no mês passado.
A fatia da Schincariol, entretanto, caiu de 12,2% para 11% no mesmo período. A empresa continua sob investigação da Receita Federal e da Polícia Federal devido a suspeitas de sonegação. Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, a empresa deverá ser multada em cerca de R$ 600 milhões pelo não-pagamento de impostos.
Já a mexicana Femsa, que lançou recentemente a Sol no Brasil, ficou com 8,6% do mercado em dezembro, resultado praticamente estável em relação ao mesmo período de 2005 (8,7%).
A estabilidade pode ser considerada positiva pela Femsa, que assumiu o controle da Kaiser em 2006. Além da tendência de crescimento observado nos últimos meses, a Kaiser, que já chegou a deter 15% das vendas de cerveja no início da década, vinha perdendo mais de um ponto percentual de mercado ao ano e, por esse motivo, foi ultrapassada pela Schin.
O maior crescimento neste ano, entretanto, foi obtido pela cervejaria Petropolis, que controla a Itaipava. A fatia de mercado cresceu de 5,3% para 6,7% nos últimos 12 meses.
Com produtos mais baratos que os da concorrentes, a empresa tem conseguido conquistar consumidores com renda mais baixa.
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