Justiça determina que Orkut delete mensagens no Orkut da clinica Plano Top



SÃO PAULO - A Justiça paulista determinou que o Google Brasil apague mensagens nas comunidades do Orkut que façam referência a clínica Plano Top.

A decisão é da 34ª Vara Cível de São Paulo e atende a pedido dos advogados da clínica de transplantes. O nome da clínica aparece em várias comunidades sobre erro médico, o que na opinião da empresa é injusto.

A empresa alega nunca ter sofrido reclamações sobre erros do tipo e que a rede social tornou-se veículo de uma campanha que tem causado prejuízos à empresa.

No pedido feito pela clínica à Justiça, a Plano Top alega que as mensagens negativas começaram a aparecer na internet logo após a empresa rescindir contratos de prestação de serviços.

A Justiça mandou o Google Brasil apagar as mensagens, mas negou pedido de indenização por perdas pelo pela clínica. O Google não comentou o caso.

Em outros episódios, os representantes do Google Brasil argumentaram que o Orkut não é um serviço de sua responsabilidade, mas sim da matriz americana Google Inc.

SAIBA MAIS

Veja o site Plano Top\

Veja mais
Google Brasil é obrigado a apagar mensagens do Orkut

A Google Brasil está obrigada a tirar do Orkut, site de relacionamentos, todas as mensagens postadas nas comunidades de vítimas de erros médicos que envolvam o nome da empresa intermediadora de cirurgias plásticas Plano Top. A determinação é da 34ª Vara Cível de São Paulo, que concedeu liminar à empresa. Cabe recurso.

A determinação é de outubro do ano passado. Alguns textos já foram excluídos, mas novas mensagens estão sendo postadas. Por conta disso, Samantha Cristina D´Allago de Castro, advogada da empresa, entrou com um novo pedido. Desta vez, para incidir também multa por descumprimento de decisão.

De acordo com o processo, em setembro do ano passado, depois de duas rescisões contratuais, a empresa soube que seu nome estava sendo incluído em comunidades do Orkut que discutiam erro médico. Em um dos textos, uma suposta vítima dizia que tinha ido fazer uma mamoplastia e saiu da clínica mutilada. No final, afirmava: “aonde vc nunca deve fazer sua cirurgia PLANO TOP – AV. PAULISTA 491 10 ANDAR CJ 101” (sic).

Diversas mensagens como essa foram postadas nas comunidades. Por conta disso, clientes chegaram a encerrar o contrato com a Plano Top. Na Justiça, o argumento da empresa foi o de que nunca foi em ações de reparação por dano moral ou criminal. Também sustentou prejuízo econômico.

Além de pedir a retirada das mensagens das comunidades, a advogada solicitou o pagamento de multa diária de R$ 1 mil. A primeira instância paulista concedeu a liminar apenas para apagar as mensagens.

A Google do Brasil ainda não se manifestou no processo, nem juntou documento comprovando o cumprimento da ordem.

Veja Plano Top No YouTube