Shrek volta aos cinemas sem a voz do inesquecível Bussunda

A versão brasileira de Shrek 3 chega com uma ausência notada: o herói-ogro não terá mais a voz do ator Bussunda, que morreu em junho do ano passado, vítima de um infarto. Desta vez, quem interpreta o protagonista é um dublador profissional, cujo nome ainda não foi divulgado pela assessoria da Paramount Pictures.

A terceira parte da trama mostra uma história ainda mais fantasiosa do que os dois primeiros, que foi aclamado pela crítica e atraiu crianças e adultos às salas de cinema.

Para voltar a viver em seu pântano com a mulher Fiona, Shrek precisa convencer o futuro rei Arthur a assumir o trono deixado pelo Rei Harold, que se tornou um sapo após um feitiço. Fiona, por sua vez, que está completamente sozinha no reino de Tão, Tão Distante, tenta aplicar um golpe de estado usando vilões de contos de fadas como seus comparsas.

Marcado por satirizar histórias infantis, o que, de certa forma, é um modo de alfinetar a Disney, a trama mostra personagens famosos vivendo problemas típicos da sociedade moderna. Enquanto Cinderela sofre de transtorno obsessivo compulsivo, Bela Adormecida tem narcolepsia (doença do sono) e esse seria o motivo pela qual ela colocou todo o reino para dormir.

Outros personagens como Rapunzel e Branca de Neve são inimigas e se dividem entre o narcisismo e a inveja das riquezas alheias, garantindo o tom de comédia.

Nos Estados Unidos, a seqüência da animação ganhou algumas adições consideráveis no elenco de voz. Justin Timberlake e Maya Rudolph foram alguns dos contratados para essa versão do longa-metragem.

Outra novidade que agradou os fãs é que assim que o filme sair de cartaz, a TV será "invadida" pelas aventuras do ogro. O anti-herói ganha um especial de Natal no final do ano e ainda deve ter um desenho animado exibido no horário nobre americano em 2008.

Shrek 3 tem data prevista para estrear em 15 de junho de 2007.