Guia na internet ensina pequeno empreendedor a abrir primeiro negócio


Rio de Janeiro - O Guia Primeiros Passos, que ensina como abrir o primeiro negócio, que foi lançado no início deste ano pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) e pode ser consultado gratuitamente na internet, tem recebido em média 500 acessos por dia. Desde janeiro, o serviço registrou 17.832 acessos.

Segundo a analista da Área de Atendimento do Sebrae/RJ, Marta Aresta, que criou o guia, o serviço foi disponibilizado na internet para atender a grande parte do público que procura o Sebrae em busca de informações sobre a abertura de pequenas empresas. Cerca de 70% desse público é formado por candidatos a empresários, informou Marta.


Dentre as 150 atividades de negócios incluídas no Guia Primeiros Passos, as mais demandadas pelos potenciais empreendedores do Rio de Janeiro e de outros estados que acessam o serviço são, em geral, ligadas aos setores de telecomunicações e informática, nas áreas de comércio e serviços. Entre elas, se destacam as lan houses, cyber cafés e bares, disse a técnica do Sebrae.

Lan house é um estabelecimento comercial em que as pessoas pagam para utilizar computadores com acesso à internet, com a finalidade de jogar em rede. Já o cyber café, além de funcionar como lanchonete ou bar, oferece aos clientes acesso à internet mediante o pagamento de uma taxa.

O guia, que dá informações sobre o funcionamento do negócio almejado pelos microempreendedores, aspectos legais, exigências e localidades, envolve os 92 municípios fluminenses e as 33 regiões administrativas da capital. Marta explicou que o objetivo é ajudar o empreendedor no planejamento e na tomada de decisão, fornecendo o maior número possível de informações, para evitar riscos e para que a decisão seja a mais amadurecida possível.

"A gente espera que ele faça, ao final, um plano de negócios, ponha as idéias no papel, planeje isso direitinho e, depois, com a certeza e maior maturidade, tome a decisão pela abertura da empresa, visando reduzir a mortalidade que hoje é bem grande ainda”, disse a criadora do guia. De acordo com estudo do Sebrae nacional, o índice de mortalidade de empresas no Brasil chega a 50% nos dois primeiros anos de vida.

O processo facilitado pelo guia prossegue depois nas agências de desenvolvimento do Sebrae/RJ em todo o estado. Segundo o Sebrae nacional, existem cerca de 1,3 milhão de potenciais empreendedores no Rio de Janeiro. No ano passado, o Sebrae/RJ prestou 275 mil atendimentos a potenciais empreendedores. “Muitos deles vêm sem informação. Então, a gente está com esse cuidado de levá-los a uma maturidade, antes de abrir a empresa”, afirmou Marta Aresta.

Na versão impressa, o guia está no mercado há três anos.