Acaba o suspense e Subaru apresenta o Subaru Impreza WRC07
O Impreza WRC07 estréia deste fim de semana a 8 dias no Rali do México e, no entender da marca, será um marco importante do retorno da competitividade do Impreza.
A Subaru revelou nesta 6ª feira a sua nova arma para o Campeonato Mundial de ralis, arma esta aguardada com enorme expectativa.
Recorde-se que a versão de 2006 nasceu com problemas de concepção que apesar de se manifestarem, desde a estréia,foram localizados só quase no final do ano. Com estes problemas a equipe Subaru nunca revelou competitividade que lhe permitisse lutar com a Citroen e Ford.
Mas a estréia do novo Impreza poderá alterar este estado de coisa, e dizemos "poderá" porque apesar de todo o otimismo reinante na Subaru World Rally Team, há algumas reservas que aos poucos foram aparecendo principalmente em relação à perfomance deste carro.
al como nas versões anteriores do WRC japonês, o Impreza WRC07 resulta do trabalho conjunto da Fuji Heavy Industries Ltd e Subaru Tecnica International (STI) no Japão em colaboração com a Subaru World Rally Team em Inglaterra.
Segundo os responsáveis da equipe as novidades ficam por conta de um cuidado especial colocado na distribuição de pesos e geometrias de suspensões visando manter o carro eficiente em especiais longas, justamente o "calcanhar de aquiles" do carro de 2006 que perdia eficácia ao fim de alguns Km. Em termos mecânicos criaram uma novoa filosofia no intercooler e seu resfriamento, o que motivou alterações visíveis no spoiler e capô dianteiro para melhorar o arrefecimento.
O Impreza apresenta agora uma melhor tração e está igualmente melhor adaptado aos pneus, especialmente nas especiais mais longas, onde os pilotos da equipe passavam por grandes dificuldades devido ao seu desgaste prematuro. Esta era uma grande dor de cabeça para Solberg e Atkinson, que em especiais mais curtas conseguiam tempos semelhantes aos seus adversários, mas nas especiais mais longas perdiam imenso tempo, já que os pneus se desgastavam muito depressa.
Mas a questão da distribuição de pesos não foi a única preocupação, já que também a geometria da suspensão foi melhorada, bem como os diferenciais, que têm agora novos 'set-up' mais adaptados a diferentes tipos de trechos.
Entre as alterações mais significativas, incluem-se igualmente os novos amortecedores.
Visto por fora, o Impreza não é muito diferente da versão anterior, já que as alterações estéticas são sutis, como já aconteceu em evoluções anteriores, contudo, no interior as mudanças são significativas e é com esta nova versão que a Subaru vai tentar reduzir a margem que a separa da Ford e da Citroen.
Daqui a uns 10 dias já saberemos se o novo Impreza fará jus ou não à história que o modelo possui em mais de uma década de atividade.
Na base dos carros vencedores no rali, poucos carros tem um pedigree tão competitivo como o Impreza. Seu primeiro lançamento foi em 1992,com um carro de rua e foi desenvolvido para o rali sendo utilizado nas últimas 13 temporadas, o Impreza somou 46 vitórias no WRC e muito aprendeu e forneceu feedback percorrendo os estágios de rali. Mas convém citar que a versão 2006 foi o único Impreza que nunca venceu nenhuma prova do mundial.
Hoje os dois Subaru Impreza WRC2007s estão saindo do quartel general da Subaru World Rally Team’s em Banbury, Inglaterra e viajam cerca de 5000 milhas ao Mexico em preparação para sua estréia no WRC.
Fonte: Cronospeed