Ícone da internet no Japão é sentenciado a prisão por fraude fiscal

Ícone da internet no Japão é sentenciado a prisão por fraude fiscal
Takafumi Horie
Fundador e ex-CEO do portal de internet Livedoor cumprirá pena por escândalo conhecido como a “Enron do Japão”.

Considerado um ícone da internet no Japão, o fundador e ex-CEO do portal de internet Livedoor, Takafumi Horie, foi sentenciado a dois anos e meio de prisão nesta sexta-feira (16/03) em um dos maiores escândalos corporativos do país nos últimos anos.

Os problemas financeiros da Livedoor deixaram a empresa conhecida como a “Enron do Japão”, uma referência à empresa norte-americana que decretou falência em 2001 graças a um grande esquema de fraude contábil.

Muitos investidores apostaram na Livedoor e viram suas economias evaporarem. Horie foi preso um ano atrás e sua empresa foi retirada da Bolsa de Tóquio em abril. O advogado disse que a sentença foi injusta e vai abalar o espírito empreendedor japonês. Ele pretende recorrer da decisão.

Antes da sua prisão, Horie era considerado um ícone de uma nova geração de empreendedores japoneses. Ele fundou a Livedoor há mais de uma década, transformando-a em um popular portal associado a outros diversos negócios.

Ao longo do tempo, a empresa fez diversas aquisições e Horie ganhou fama por tentar comprar um time de beisebol e concorrer a cargos públicos, com apoio do então primeiro ministro Junichiro Koizumi. Além disso, escreveu vários best sellers sobre como ter sucesso nos negócios.

Um Tribunal de Tóquio decidiu que fundos de investimento criados em Hong Kong e outros locais eram usados para driblar a lei e não tinham nada a ver com o negócio da Livedoor. A justiça provou que Horie, que se declarou inocente e alheio ao que acontecia na empresa, e outros envolvidos estavam cientes das transações ilícita.
Fonte: Correio Forense