O VW Gol é o carro com motor 1.0 e de 1. 6 a 1.9 mais recomendado por reparadores independentes a clientes. Entretanto, os mecânicos indicam a Chevrolet como melhor marca para manutenção. Os dados fazem parte da 7ª edição da pesquisa "Montadoras e Veículos - Opinião Profissional", realizada pela Central de Inteligência Automotiva (Cinau), que acaba de ser divulgada.
Foram ouvidos 1.200 mecânicos de oficinas independentes (não ligadas a montadoras) no ano passado, que responderam um questionário considerando, principalmente, três aspectos do veículo: facilidade de obtenção de informações técnicas, boa oferta de peças de reposição e projeto de engenharia simplificado. "Em alguns carros, para ter acesso ao câmbio, por exemplo, é preciso desmontar componentes da dianteira", explica Ernesto Souza, diretor da Cinau. "Isso aumenta o tempo de trabalho do mecânico." Segundo Souza, o preço das peças é o quarto aspecto na escala de importância para os reparadores. "Como é repassado ao cliente, não influi no trabalho do profissional." A pesquisa é dividida em seis categorias (confira na tabela abaixo). Além do Gol, entre os melhores foram apontados Fiat Palio e Strada, Chevrolet Vectra e Omega e a Ford F-250. Essa última é considerada pelos mecânicos a melhor picape pesada do País (tal categoria também inclui as médias Chevrolet S-10 e Ford Ranger).
Apesar de só estar à frente nos segmentos com motores mais potentes (acima de 2.0), a presença da Chevrolet em todas as categorias - em segundo ou terceiro lugar - fez dela a marca mais recomendada pelos mecânicos."Pela nossa metodologia, a empresa conquistou a melhor média ", diz Souza.
Na "lanterna" da tabela está a Ford, marca menos recomendada pelos reparadores - apesar da boa colocação da F-250. "O acesso aos componentes dos carros da marca é difícil", explica Souza.
O mecânico Gilberto Lobo, que participou da enquete, confirma. "As peças Ford não são facilmente encontradas no mercado independente, que costuma ter preços melhores do que as concessionárias."
Fonte: Ultimo segundo (Agencia Estado)