Acontece na TV

Audiência do futebol cai 14,3% em 2007

A audiência do futebol está em baixa na televisão, que cada vez paga mais caro para transmiti-lo. A média de todos os jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Paulista exibidos pela Globo e pela Band neste ano (até o último dia 22) dá 30 pontos, cinco a menos do no mesmo período de 2006, uma queda de 14,3%.
Os maus desempenhos de Corinthians e Palmeiras no Paulista e na Copa do Brasil, o fato de os dois clubes não estarem na Libertadores e o fim das transmissões na Record explicam o resultado. Nem a volta do mata-mata ao Paulista ajudou.
A Globo não se beneficiou no Ibope com o fim da parceria com a Record. Até 23 de abril de 2006, ela transmitiu 12 jogos do Paulista, com média de 26 pontos. A Record exibiu 13 jogos, com sete pontos. No mesmo período de 2007, a Globo mostrou 16 partidas do Paulista, que deram 24 pontos. A Band também exibiu 16 jogos, com cinco pontos. Na soma das emissoras, o ibope do Paulista foi 12% menor neste ano. A Globo transmitiu dez jogos da Libertadores até 23 de abril de 2006. Na média, deram 31 pontos. Neste ano (sem contar a última quarta), foram só quatro, com média de 26. Em compensação, a Globo voltou a transmitir a Copa do Brasil (que não exibiu em 2006 em SP). O torneio registra 24 pontos na Globo e cinco na Band. Em 2006, eram só quatro pontos na Record.

REVISÃO 1

O grupo Bandeirantes e a Gamecorp estão discutindo a parceria na qual a segunda ocupa parte da programação do canal 21 de São Paulo, agora chamado de Play TV. A Gamecorp tem como sócio um dos filhos do presidente Lula e a operadora de telefonia Telemar.

REVISÃO 2

A Gamecorp, apesar de estar faturando bem menos do que previa, quer ampliar o espaço que ocupa na programação da Play TV. Mas há um impasse financeiro a ser superado.

SEM BAIXARIA

Sem alarde, a sem baixaria TV Cultura está cada vez mais próxima do quinto lugar no ranking das emissoras de TV. Neste mês, superou a popularesca Rede TV! na média diária do Ibope em cinco ocasiões.

CLONAGEM

Já que não consegue contratar os galãs da Globo, a Record investe nos irmãos deles. Depois de Thiago Gagliasso (irmão de Bruno), que está em "Luz do Sol", a emissora agora aposta em Jean Fercondini (irmão de Max, o Sérgio de "Páginas da Vida"). Ele será um dos meninos superpoderosos de "Caminhos do Coração", que substituirá "Vidas Opostas".

REVIRAVOLTA

A Record decidiu manter no ar o "24 Horas", cujo fim anunciara para a última sexta. O programa fica no ar até esta sexta, com apresentação de Janine Borba _que depois irá para o "Domingo Espetacular". Na semana que vem, o telejornal passa a ser apresentado por Patrícia Maldonado e a ter o formato do "Tudo a Ver". Mas continuará se chamando "24 Horas".

Record agora quer exibir Carnaval do Rio

Depois dos torneios de futebol, da Copa, da Olimpíada e da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a próxima investida da Record sobre eventos transmitidos pela Globo será o Carnaval do Rio de Janeiro. A emissora do bispo Edir Macedo se prepara para fazer uma proposta à liga das escolas de samba do Rio. Na semana que vem, seus principais executivos terão reunião com representantes da entidade. A Record quer transmitir o Carnaval do Rio já a partir de 2008. Para tanto, está disposta a não apenas pagar mais do que a Globo, mas a fazer uma transmissão e uma parceria mais interessante aos sambistas do que a da concorrente. Para a Record, a conquista do Carnaval do Rio, além da audiência e do faturamento e da força que dá a seu canal internacional, significaria uma "quebra de paradigma". Mostraria ao mercado que a Igreja Universal não interfere na programação da emissora.
A Record segue em campanha pelo país para ganhar as afiliadas do SBT. Sua mais nova ofensiva é sobre a TV Alterosa, do grupo Diários Associados, que cobre todo o Estado de Minas Gerais. Há também negociações em andamento com o SBT do Ceará (de Tasso Jereissati), do Amazonas, do Piauí e do Maranhão (da família do senador Edison Lobão).


PATROPI
Não é à toa que "Paraíso Tropical" é a pior audiência das 21h na década. O telespectador das classes C, D e E, que forma a esmagadora maioria de seu público, não é obrigado a saber do que se trata cozinha fusion e quem é Ferran Adriá (badalado chef catalão), citados no capítulo de anteontem, na seqüência em que o dono do restaurante do hotel da novela foi humilhado por Tony Ramos.

PRECONCEITO 1

Não é só "A Diarista" que está na "lista negra" da comunidade árabe no Brasil, por ter exibido uma imagem erotizada do profeta Maomé, fundador do islamismo. A novela das sete da Globo, "Pé na Jaca", também tem irritado os muçulmanos.

PRECONCEITO 2

Na novela, há um personagem de origem árabe (Hussein/Mouhamed Harfouch), cômico, que vive sendo achincalhado. A Globo diz que, "assim como ‘A Diarista’ é um seriado cômico, ‘Pé na Jaca’ é uma novela de humor e assim deve ser levada em conta".

NAS GÔNDOLAS

A Globo lança em maio o DVD "Os Amadores", que reúne os dois únicos episódios da série _exibidos nos finais de 2005 e 2006 como "teste".
Daniel de Castro

Folha de Sao Paulo - (Outro canal)
  • Pesquisa de Mercado
    Pesquisas de Mercado, Auditoria Campanha de Incentivo e Consultoria
    www.sskanalises.com.br
  • Agência FARO Models
    Modelos - Recepcionistas - Atores Blitz - Ações - Promoções - Feiras.
    www.faro.com.br