Bebida abençoada
A Coca-Cola entrou com um processo judicial contra os promotores do filme 7 Quilômetros da Gerusalemme (Sete Quilômetros de Jerusalém). Segundo a BBC, uma cena em que Jesus Cristo aparece bebendo uma lata do refrigerante irritou a empresa.
Os produtores adiaram o lançamento do filme, previsto para a Sexta-Feira Santa, até que a disputa legal seja resolvida. O longa-metragem conta a história de um executivo do setor de publicidade em meio a uma crise existencial.
Durante a jornada do publicitário a Jerusalém, ele encontra um homem que usa uma túnica e sandálias e que afirma ser Jesus. Este homem parece ter todas as respostas certas para os dilemas morais do publicitário.
Em uma cena, Jesus entra em um carro e abre uma lata de Coca-Cola. Enquanto saboreia o refrigerante, o publicitário afirma: "Deus, que propaganda". O papa Bento XVI aprovou o filme e disse que gostou da "rica mensagem" que pode passar aos cristãos.
O braço italiano da Coca-Cola teme que qualquer tipo de propaganda contrária possa prejudicar a companhia por associação. A empresa afirma que Jesus nunca poderia ser usado para fazer propaganda da bebida e escreveu uma carta aos produtores exigindo o corte da cena.
O diretor Claudio Malaponti e os produtores do filme afirmaram que uma mudança no longa-metragem seria cara e levaria tempo. Mas, depois de uma semana de batalhas judiciais, os produtores e o diretor foram obrigados a adiar o lançamento.
Revista Consultor Jurídico, 5 de abril de 2007
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