O escritor de Mulher-Hulk e Avengers: The Initiative, Dan Slott, lançou um apelo pedindo que leitores parem de baixar seus quadrinhos em programas de troca de arquivos. O autor publicou seu texto no fórum de downloads por BitTorrent Demonoid, em resposta a um usuário que disponibilizara em arquivo todas as edições de Mulher-Hulk.
A pirataria de quadrinhos na Internet vem se popularizando há alguns anos. Atualmente, coletivos de escaneadores dedicam-se a colocar na rede os quadrinhos da semana um dia após sua publicação nos EUA, bem como a digitalizar os mais de 80 anos de história da HQ norte-americana.
Slott diz que a compra de uma edição de suas séries é como um voto para a continuidade da revista, e de seu trabalho. "Quando você baixa um gibi sem pagar por ele, não dá voto algum. Você tirou todos os benefícios de ler um trabalho feito por mim, Rick [Burchett, desenhista], Cliff [Rathburn, arte-finalista], Dave Sharpe [letras] e Dave Kemp [cores] – e não ganhamos o benefício do seu voto. Isto não é justo. Temos uma trabalheira para produzir o melhor gibi que pudermos – e, na real, você roubou de nós."
"Por favor, pare com isso. Você não está sacaneando só a Marvel. Você está sacaneando todas as PESSOAS que trabalharam nessa revista – gente que está tentando sustentar a si mesmo e a suas famílias", completou Slott.
O autor lembra que quem quiser somente ter uma idéia do gibi pode acessar edições disponibilizadas online gratuitamente, como as em http://www.marvel.com/digitalcomics. E quem vive em regiões do mundo onde suas séries não são distribuídas pode comprá-las nas coletâneas, facilmente encontráveis no comércio online.
Questionado sobre o fato de ele mesmo ser um usuário do site Demonoid, e seus registros dizerem que já baixou modestos 11,6Gb de material (não necessariamente quadrinhos), Slott defendeu-se dizendo que "há várias formas de entretenimento que só consigo ver através de downloads (seriados de TV estrangeiros que não foram lançados em DVD da nossa região, seriados de TV que saíram do ar e ainda não foram lançados em DVD, bem como livros esgotados e que ainda não foram reimpressos). (...) Acho que meu parâmetro é DISPONIBILIDADE. Meu gibi está DISPONÍVEL nas lojas. É onde ele deve ser comprado. Se alguém compra e empresta a cópia física para um amigo – tudo bem. É dele e ele pode fazer o que quiser. Quando ele escaneia o material protegido pela lei de direitos autorais e o compartilha com 20 mil amigos – aí e é outra história".
Os arquivos dos quais Slott reclamou continuam no ar.
Fonte: omelete
|
|
Seja Pago Por Escrever Ajude a Construir o Site de Resumos Contribua artigos & ganhe Dinheiroshvoong.comCenter Noivas Veja aqui o vestido dos seus sonhos Acesse agora a coleção 2007 on-linewww.centernoivas.com.brRepresentação Comercial Mais de 2.500 indústrias para você representar em sua cidade ou regiãowww.manualdorepresentante.com.br