NOVA YORK (Reuters) - Os blogueiros vêm enfrentando pressão considerável de seus colegas para que sejam um pouco mais polidos. Os blogs vêm ganhando popularidade na Internet e o mesmo se aplica ao comportamento rude no uso dessa mídia, o que gerou apelos pela criação de um código de conduta.
"Muita gente invoca o direito à livre expressão quando na verdade quer apenas se comportar de maneira infantil", disse Tim O'Reilly, pioneiro da Web que decidiu revisar o texto de sua proposta de um código de conduta para blogueiros na quarta-feira, depois que muitos usuários da Internet o acusaram de estar promovendo a censura em nome da civilidade.
O'Reilly, o inovador que cunhou o termo Web 2.0, recentemente postou a versão inicial do código em seu site e na wikia.com, que é dirigida por Jimmy Wales, fundador da Wikipédia.
O código impõe um padrão de civilidade sob o qual os blogueiros se comprometem a não publicar comentários abusivos, agressivos, injuriosos, falsos ou ameaçadores. O conteúdo de um blog não deveria ser usado como forma de assediar terceiros.
Os sites que hospedam blogs se comprometeriam a apagar esse tipo de post. O código pede a proibição de comentários anônimos e de violações de direitos autorais ou marcas registradas.
Os blogueiros foram convidados a expressar sua opinião e oferecer sugestões quanto ao código, e centenas deles o fizeram.
O'Reilly disse que estava tentando provocar discussão sobre a tolerância a comportamento juvenil.
"Há pessoas que sentem ter direito de macular, quase como se pichassem, qualquer blog que visitem, e depois retornam ao buraco de onde saíram", afirmou.
O código de conduta voluntário se segue a incidentes nos quais uma blogueira e escritora norte-americana recebeu ameaças de morte de visitantes anônimos ao seu site.
"É aceitável ameaçar pessoas? É aceitável postar ameaças de morte em um blog? Não acredito que seja. Não acredito que ninguém acredite que seja", disse Wales em entrevista por telefone.
"Boa parte disso é na verdade um debate ético primário. Trata-se da maneira correta de enfrentar esse tipo de coisa. Como distinguir entre um debate vibrante, saudável, mas racional, e expressões de ódio e comportamento lunático? Não creio que seja difícil, e não creio que blogueiros responsáveis se oponham a isso", afirmou ele.
Reuters Brasil