A multinacional japonesa Sony anunciou nesta sexta-feira (27/4), no Japão, o lançamento de um site que permite aos usuários compartilhar vídeos através da internet. A estratégia da empresa é concorrer diretamente com o site de exibição de vídeo YouTube, do Google.
O serviço, batizado de eyeVio, será oferecido de forma gratuita, embora, por enquanto, o acesso ficará restrito aos internautas japoneses. A razão disso é que a Sony que avaliar a aceitação do serviço no mercado japonês, antes de um lançamento mundial.
O mercado de vídeos compartilhados através da internet vem crescendo de forma exponencial, em decorrência do sucesso do YouTube em todo o mundo, que em outubro de 2006 foi vendido por dois jovens programadores por mais de US$ 1,6 bilhão ao Google.
O serviço eyeVio, segundo a Sony, permitirá aos usuários armazenar seus vídeos caseiros na rede e, ao contrário do YouTube, possibilitará o download de vídeos para aparelhos como walkmans, iPods e PlayStation portátil. O eyeVio aceita vídeos de até 150 megabytes, mas cada arquivo só fica disponível no site durante 24 horas. Segundo a companhia, a limitação de tempo servirá para evitar e controlar os conteúdos inapropriados