iG estréia primeira novela interativa da internet

O iG lança hoje, dia 12, a primeira novela interativa da internet brasileira. Em formato inédito, a trama se passa no mundo real e virtual ao mesmo tempo. Lançada pelo iG, criada pela agência de publicidade 141/Soho Square e produzida pela Cinemacentro, a produção segue o conceito de protagonismo do portal, “o mundo é de quem faz”. Ela tem como grande foco a interatividade e o internauta poderá participar de toda a trama tanto no mundo virtual, na ficção e no mundo real, descobrindo suas pistas em ruas e em espaços públicos, como a Avenida Paulista, a Praia de Copacabana ou no São Paulo Fashion Week.

“O objetivo é buscar uma forma diferenciada de se comunicar com o público, aumentando o número de usuários e o seu tempo de permanência no site. Trata-se de um projeto inovador em que os internautas deixarão de ser observadores para opinarem e tornarem-se atores”, explica Marcelo Lobianco, diretor de Publicidade do Internet Group. Uma das formas de interatividade será através de um blig criado especialmente para a trama, além do Second Life.

A novela ficará 45 dias no ar, de segunda a sexta-feira (com edições especiais aos finais de semana), distribuída em capítulos ou “pílulas” de 1 minuto e meio por dia.

A trama, que conta com um núcleo de 10 atores, já tem os primeiros capítulos gravados, mas seu objetivo é contar com a participação do público, que pode ser tornar personagem da atração.

A trama central da novela sugere um mistério em torno do tema-título e, em diversas situações, o público será levado a discutir o que é real ou virtual e quais as conseqüências dessa "troca de corpos" entre os dois mundos. De repente, os protagonistas poderão ser vistos nas ruas e, pessoas comuns, protagonizando a história. Uma das principais questões, inclusive, será a respeito da realidade virtual, seu uso e adequação no dia-a-dia da vida real.

Nas versões em português, inglês e espanhol, “De que lado você está?” foi criada sobre três pilares: convergência, através da interligação dos diversos meios de comunicação, como a internet, o celular e, em breve, a TV; conteúdo, pela abordagem de diferentes temas relacionados ao comportamento humano - e, por fim, canal, com o aprofundamento da experiência virtual, como uma nova forma comunicação entre marcas, formadores de opinião e consumidores.

“Os anunciantes que embarcarem nessa aventura vão participar de um pacote de conteúdo que aposta na efetiva convergência, com o uso de diferentes ferramentas de comunicação para reter e atenção do consumidor”, completa Mauro Motoryn, Presidente da 141/Soho Square. "Para os anunciantes, é uma chance de fazer merchandising participativo, porque o produto estará inserido dentro de um contexto inédito", acrescenta Lobianco.

A novela tem a direção de Fernanda Telles (Cinemacentro), que dirigiu os programas “Popstars” e “Ídolos”, do SBT, e roteiro de Emilio Boechat, que foi colaborador da novela “Floribella”, da Band, e dos espetáculos “Camila Baker, lives in concert” e “Camila Baker, a saga continua”. "Esta novela é parte de uma série de projetos de produção de conteúdo cross media em que a Cinemacentro está investindo", conta o diretor-presidente da empresa, Enzo Barone.

O lado game da novela

E a interatividade entre novela e público vai além da parceria no desenrolar da história, pois os internautas serão convidados a participar de diversos games e competições, entre um capítulo e outro.

Para os que adoram desvendar mistérios, o Game Enigma irá desafiar o público, em tarefas nada fáceis, com direito a pistas por todo o portal do iG e comunidades relacionadas.

Já o Fashion Challenge será a disputa entre talentosos designers que concorrerão a 5 vagas na equipe que criará uma coleção para a novela.

Haverá também um concurso de bandas, para encontrar o grupo que fará a trilha sonora da atração e, ainda, um concurso das melhores colaborações, que elegerá 5 internautas que ajudarão a escrever a novela, sendo um deles por semana.

A imagem “http://image.ig.com.br/hotsites/sites_ig2006/bar_parc_logo_ig.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
  • Televisor Sony Bravia
    Resposta rápida para cenas de ação e esportes, com nitidez de imagem.
    www.sony.com.br/bravia.
  • INFO4 - Conheça o site
    Informação com inteligência TV Rádio Impresso Web (21)30051014
    www.info4.com.br
  • Santos Futebol
    Acompanhe seu Time no Bolão ESPN do Brasileirão e Concorra a Prêmios
    www.espn.com.br

  • Anúncios Google