DENÚNCIA: PDT exige filiação para ofertar cursos

Rebeca Lopes
Foto: Jader Souza
Candidatos dizem que são obrigados a se filiarem quando vão se inscrever em cursos

O pré-requisito para participar do curso de formação política, oferecido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), é o interessado ser filiado à sigla pedetista. Mas esta exigência não é aprovada por alguns, entre eles, os próprios filiados que procuraram a Folha para relatar o receio de o partido virar nas próximas eleições, moeda de troca. A seqüência dos cursos inclui um de pré-vestibular e outro de superior em Gestão Pública.

Conforme a denúncia, na hora de fazer a inscrição no curso de formação política está sendo exigido do interessado que se filie como condição de participar. Desde quando abriram as inscrições, centenas de filiações aconteceram. Paralelo a isso, uma pesquisa indica que o PDT de Roraima foi o que mais filiou na região Norte, totalizando cerca de 5 mil registros. O assunto seria levado para discussão com os caciques do PDT.

Sobre a denúncia, o presidente regional do partido, Mário Rocha, disse que esta fase do curso é oferecida exclusivamente aos filiados, independente do tempo de filiação. Futuramente os cursos seriam abertos à população.

Questionado se os inscritos tiveram que se filiar, se limitou a dizer que “os cursos são para os filiados”. Disse também que estão na fase de efetuar a inscrição de quem se filiou e solicitou vagas no curso de formação política e os cursos subseqüentes.

Conforme ele, a demanda seria de 5 mil pessoas, mas pararam de atender para estruturar os espaços e buscar parceiros. Confirmou ter havido um aumento considerável de filiados desde quando assumiu, em janeiro deste ano. Passou de menos de mil para 7 mil. “Quando assumi em 12 de janeiro, tínhamos 980 filiados. Fizemos uma campanha de filiação entre janeiro e março, com cerca de 2 mil filiações”, alegou.

Comentou ainda que o aumento de filiações “pode estar relacionado” ao curso. “É possível que sim. Estamos oferecendo aos filiados. Filiou-se vai ser atendido nos nossos cursos. Não é obrigado nem filiar nem permanecer filiado, nem participar dos nossos cursos”, disse.

Quanto à denúncia, ele comentou: “Aqui em Roraima tem as pessoas que fazem, as que não fazem e as que não querem deixar as outras pessoas fazerem”. Os denunciantes estariam nas duas últimas opções. (RL)

UNIVERSIDADE – Os cursos ofertados pelo PDT local fazem parte do núcleo da Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), mantida pela Fundação Leonel Brizola. A aula inaugural ocorreu no dia 02 de junho.

O PDT diz que é o partido pioneiro da criação de uma universidade aberta à distância para a capacitação de seus quadros políticos. A ULB foi lançada nacionalmente no dia 05 de maio, em Curitiba (PR), e vai oferecer cursos de educação política básica, intermediária e avançada.

Já há três pontos presenciais de aulas em Roraima: Boa Vista (na avenida Getúlio Vargas, 5.272, próximo à escola Oswaldo Cruz), Caroebe (BR-210, próximo à Drogaria Globo) e Rorainópolis (avenida Senador Hélio Campos, 144, em frente ao antigo Beiral).

Em Boa Vista, a tele-sala tem capacidade para 120 alunos. Mas a meta, segundo o presidente regional do PDT em Roraima, Mário Rocha, é instalar pontos presenciais em todo o Estado.

A imagem “http://www.folhabv.com.br/imagens/LOGOFOLHA.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
  • Liga Retrô - Loja online
    Réplica de camisas antigas dos prin cipais times e seleções do mundo.
    www.ligaretro.com
  • Cross Host Streaming
    Melhores Rádios do Brasil Confira Aqui! Veja nossos Clientes
    www.crosshost.com.br
  • Habilitação Japonesa
    Aprovação 100% garantida. Não é necessário ter CNH do Brasil
    www.dirigindo.com
  • Vidavip - Seguro de Vida
    Seguro Premiável online, garantia da SulAmerica, associada ao ING.
    www.vidavip.com.br
  • Paraquedismo Brasil
    A única escola certificada USPA. O salto duplo mais seguro do Brasil
    www.paraquedismobrasil.com.br


Anúncios Google