29.10.2007
O brasileiro Sérgio Takenaka, criador do site RecadinKut: recados do Orkut podem ficar mais coloridos e animados
Começou como uma brincadeira, um simples teste. Mas o brasileiro Sérgio Takenaka, 35 anos, não esperava que sua idéia de criar uma homepage de fotos e animações para serem usados no Orkut se tornasse tão séria.
O RecadinKut, nome dado ao site, foi lançado oficialmente no dia 1º de outubro e já tem mais de cinco mil acessos por dia, com uma média de 3,5 mil novos visitantes e 15 mil páginas abertas.
A grande procura pelo RecadinKut no Japão e de outros sites gratuitos parecidos no Brasil foi causada por uma novidade lançada em agosto pelo site de relacionamentos. Segundo Takenaka, o Orkut permitiu postar imagens em html nos recados que um usuário manda para outro, sendo que até então era possível mandar apenas textos.
As páginas de mensagens passaram a ficar visualmente mais coloridas e com movimento, porque além de fotos é possível mandar gifs (imagens animadas), animações em flash e arquivos de música e vídeos, como os encontrados no YouTube.
Para mandar um recado com animação, basta copiar o endereço em html que já está disponível embaixo de cada arquivo no site e colar na janela que o usuário utiliza para escrever mensagens. Mas para isso, é necessário que as animações estejam hospedadas em um servidor para que o remetente consiga visualizá-las em seu Orkut.
Takenaka, que é responsável pelo Studio DV Marketing em Hamamatsu (Shizuoka), disse que começou a criar e juntar fotos e gifs em seu site comercial apenas como teste, divulgando somente para os amigos cadastrados no Orkut. “No primeiro dia, tive mais de 500 acessos e esse número ia crescendo cada vez mais”, conta.
Segundo ele, o único investimento foi o tempo. “Fiquei um mês inteiro preparando o site antes de lançá-lo oficialmente. Ele não me traz retorno financeiro, mas serve para divulgar o meu estúdio com um grande número de visitantes. Para se ter uma idéia, a DV Marketing teve somente 13 mil acessos em dois anos”, disse.
O RecadinKut (www.studiodvmarketing.com/recados_animados/recado.htm) conta atualmente com 39 categorias diferentes, como amizade, amor, fim de semana, aniversário e outras, totalizando 2.387 arquivos, além de 150 opções de músicas e alguns videoclipes – uma novidade no site. “Como existe um público muito variado, fica difícil atender o gosto de todo mundo de uma vez. Mas vou acrescentando na medida do possível”, conta Takenaka. Segundo ele, o site é bem democrático. “Por exemplo, assim como tem uma categoria para evangélicos, também tem para católicos”, conclui.
Orkut para iniciantes
O Orkut (www.orkut.com) foi lançado em 2004 com o objetivo de permitir que seus usuários fizessem novas amizades ou cultivassem as já existentes. Para ter acesso, é preciso se cadastrar no site. A partir disso, basta procurar pessoas e ir adicionando na lista de amigos, além de participar de comunidades virtuais. Cada usuário pode montar um perfil, incluir fotos e enviar recados aos amigos.
O nome Orkut surgiu do seu criador, o engenheiro turco do Google, Orkut Büyükkokten. Apesar de existir em vários países, foi no Brasil que ele fez mais sucesso, atingindo de 55% de todos os usuários (25 milhões). É por isso que o Orkut também conta com muitos adeptos entre os brasileiros no Japão.
Reportagem: Claudio Endo, de Shizuoka