Avenida pode ter mureta

Avenida pode ter mureta

MATHEUS URENHA
Avenida pode ter mureta
MAURÍLIO BIAGI Apenas o radar não é suficiente na avenida

A Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto) estuda colocar muretas de proteção, conhecidas como guard rails, ao longo da avenida Maurílio Biagi. O objetivo é evitar que os veículos que se envolvam em acidentes caiam no córrego Retiro Saudoso.
O coronel Antônio Carlos Muniz, superintendente da Transerp, diz que já solicitou um estudo sobre a avenida aos engenheiros de trânsito da autarquia.
A preocupação com o tráfego na Maurílio Biagi aumentou depois que três acidentes ocorreram em pontos próximos uns dos outros em apenas duas semanas, provocando a morte de um jovem. Em todos os casos, os veículos caíram no córrego.

Acidentes
O primeiro foi com um Corsa, no dia 10 deste mês. O motorista teve o braço esquerdo fraturado e uma pessoa que se ofereceu para ajudá-lo torceu o pé e também precisou receber atendimento médico.
Três dias depois, um veterinário de Cravinhos, que alegou ter sido fechado por outro carro, também foi parar nas águas do Retiro Saudoso. Ele chegou a ficar desacordado, mas foi socorrido e logo liberado, com ferimentos leves.
Mas o acidente mais grave foi registrado no último sábado (22). O estudante Leandro Salermo, de 19 anos, morreu depois de perder o controle do automóvel que dirigia, um Xsara Picasso, e capotar.
O jovem foi levado à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, mas não resistiu.

Excesso de velocidade
Muniz afirma que a maioria dos acidentes na Maurílio Biagi é causada por excesso de velocidade. Segundo ele, o limite da via, de 70 km/h, é constantemente desrespeitado.
“É um problema de consciência do motorista. A avenida é bem sinalizada e é uma das controladas por radares, tanto durante o dia quanto à noite. Se todos respeitassem a sinalização, não aconteceriam acidentes graves”, declara.
A única alternativa a ser estudada, diz ele, é a instalação de muretas de proteção na avenida, que é uma das principais de Ribeirão Preto, muito utilizada por quem entra ou sai da cidade pela rodovia Anhangüera.
“Como a avenida tem um trânsito rápido, ela não permite a colocação de redutores de velocidade. Por isso, pedi que os engenheiros da Transerp estudem se é possível implantar os guard rails. Se for, não evitaria os acidentes, mas impediria a queda dos carros no córrego”.


IGOR SAVENHAGO
ESPECIAL PARA A CIDADE

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