Em vídeo, casal McCann diz que único pedido de Natal é ter Madeleine em casa




Londres, 22 dez (EFE).- Em um vídeo divulgado hoje, os pais de Madeleine McCann afirmam que o único desejo para este Natal é que a filha, de 4 anos e desaparecida desde 3 de maio, possa estar novamente em casa.

"Madeleine, é a mamãe e o papai. Apenas saiba o quanto te amamos.

Sentimos muito a sua falta. (...) Estamos fazendo tudo o que podemos para te encontrar", diz Kate McCann no vídeo, gravado na residência da família, em Rothley (norte da Inglaterra), e que inclui imagens inéditas da menina gravadas no Natal passado..

No vídeo, cujo objetivo é conseguir informações relevantes sobre o paradeiro de Madeleine, ela aparece abrindo um embrulho com a mochila rosa que utilizou durante suas férias em Portugal, país no qual desapareceu. Em outra imagem, leva um presente para o irmão Sean, e, numa terceira, é mostrada sentada na mesa da cozinha.

"Seja corajosa. Nosso único desejo para o Natal é ter você outra vez conosco, e estamos esperando e rezando para que isso aconteça", diz Kate McCann, que, segundo o tablóide britânico "The Sun", teve que repetir várias vezes sua mensagem porque não conseguia conter as lágrimas.

O casal fez o vídeo, de cerca de três minutos de duração e dirigido a televisões do mundo todo, enquanto se preparara para o que vai ser, nas palavras de Gerry McCann, "o Natal mais difícil que se pode imaginar, sem Madeleine".

Sentado e com uma árvore do Natal ao fundo, Gerry e Kate McCann fazem um apelo a qualquer pessoa que tenha informações que possam colocar um fim "à terrível e traumática experiência" que os dois estão vivendo, entrando em contato com a Polícia, com os detetives particulares contratados por eles ou até mesmo falando com um padre.

O porta-voz da família, Clarence Mitchell, disse em declarações ao "Sun" que a esperança da família ao gravar o vídeo é conseguir que "qualquer pessoa que saiba algo, em qualquer lugar", veja a gravação e se comova.

"Você precisa entender que possui a chave para acabar com todo esse desespero e angústia, tanto para nós como para Madeleine. Neste momento do ano, quando tantas famílias estão se reunindo, nós imploramos por sua ajuda, para que possamos estar junto a Madeleine.

Por favor, faça a coisa certa", pede Kate.

O casal, que contratou uma agência de detetives para tentar encontrar a filha, disse que, apesar dos difíceis momentos que estão vivendo, tentarão fazer com que este Natal seja o mais normal possível para os outros dois filhos.

Madeleine desapareceu há mais de sete meses do quarto em que dormia com seus irmãos gêmeos de 2 anos, Sean e Amélie, num resort da Praia da Luz, no Algarve (sul de Portugal), enquanto seus pais jantavam com amigos num restaurante.

O casal, que chegou a ser recebido pelo Papa Bento XVI, lidera uma intensa campanha para encontrar a menina, cujo caso esteve durante meses entre os assuntos de maior destaque na imprensa internacional.

Em setembro, os pais de Madeleine, ambos médicos de 39 anos, passaram a ser considerados suspeitos pela Polícia portuguesa, que, no entanto, não apresentou nenhuma acusação contra eles.

Kate e Gerry negam qualquer envolvimento no caso e se mostram confiantes em que Madeleine permanece viva.

Segundo fontes jurídicas citadas hoje pelo tablóide "Daily Express", o casal está disposto a recorrer aos tribunais europeus para limpar seu nome. EFE ep lg/sc

Abaixo o link do video no YouTube na matéria da BBC:

http://br.youtube.com/watch?v=KFiEptqLJ1w