Corregedor da PM é exonerado por causa de blog

Dois dias depois de afirmar em seu blog na internet que o soldado mal pago é presa fácil da corrupção, o corregedor interno da Polícia Militar, coronel Ricardo Paúl, foi exonerado do cargo pelo comandante-geral da corporação, coronel Ubiratan Ângelo. A Polícia Militar não informou os motivos da exoneração, mas o coronel Paúl pode ter sido derrubado pela manifestação de suas opiniões num blog particular, na internet, além de sua participação ativa no movimento de reivindicação salarial do oficial da PM.

No mesmo dia em que o jornal 'O Globo' publicou as fotos de PMs saqueando um caminhão de bebidas em Lins de Vasconcelos, então corregedor da PM publicou em seu blog um post afirmando que um soldado mal pago e sem condições de trabalho se torna presa fácil para os corruptos ativos de cada esquina:

"O Soldado – o herói social por excelência – mal pago e sem as condições de trabalho, está desmotivado, fisicamente desgastado pelo segundo emprego, desestabilizado emocionalmente e se transforma em uma “presa” fácil para os corruptos ativos de cada esquina. Portanto, sem a cidadania dos Militares de Polícia e dos Bombeiros Militares, nunca existirá segurança pública. (...) Aliás, a própria justiça fica seriamente ameaçada, considerando que o Soldado é o primeiro a ter contato com o crime. (...)", afirma no blog.

A declaração pode ter sido interpretada como uma justificativa para a atitude dos policiais. Além disso, o governador Sérgio Cabral estaria também insatisfeito com o blog do corregedor interno, onde o oficial divulgava opiniões consideradas polêmicas.

De acordo com reportagem publicada neste sábado no jornal 'O Globo', a decisão de afastar Paúl da corregedoria ocorreu depois que o coronel Ubiratan foi advertido pelo governador, que estava insatisfeito com a lentidão da corregedoria na apuração de desvios de conduta de policiais militares. Após o episódio do desvio da cerveja, o governador decidiu que as denúncias mais graves contra PMs passariam a ser investigadas pela Corregedoria Geral Unificada, esvaziando a Corregedoria interna.

O coronel vai assumir a Diretoria de Ensino da Polícia Militar, cujo comandante, coronel Mauro Assad Couto, será o novo corregedor. Esta semana ele participou de duas reuniões no Clube de Oficiais da PM, nos preparativos de manifestação de PMs, que reivindicarão melhorias salariais na Praia de Ipanema, neste domingo. O coronel Assad já havia ocupado o cargo, de onde foi afastado após a posse do novo comando geral da PM. Colega de turma de Ubiratan, Paúl ocupava o cargo desde 2005 e, segundo fontes da PM, estaria interessado em deixar o posto, após ter sofrido vários desgastes.

O caso do policias que foram flagrados saqueando um caminhão roubado causou indignação entre as autoridades: o próprio secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, questionou a credibilidade da polícia com a população. Para o ex-secretário nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente da Silva Filho, no entanto, um dos fatores que acabam contribuindo para esse tipo de atitude dos policiais é justamente a tolerância das autoridades com a violência dos agentes em operações no Rio.

Da Agência O Globo
A imagem “http://www.pernambuco.com/layout/pecom_logo_css.jpg” contém erros e não pode ser exibida.