Redação Portal IMPRENSA
O cartunista responsável pelas charges do profeta Maomé, Kurt Westergaard, está sob proteção dos serviços da Dinamarca. O cartunista é protegido pelo governo do país após a polícia ter frustrado, há poucos dias, um plano que pretendia assassinar Westergaard e sua esposa.
"Os serviços secretos dinamarqueses (PET) nos ajudam e as mudanças são algo ao qual é preciso se acostumar. Minha mulher faz as malas apenas com o necessário e partimos", disse Westergaard em entrevista publicada neste sábado, 23, pelo jornal alemão "Frankfurter Rundschau".
Segundo informa a agência de notícias Efe, o chargista e sua mulher se mudaram de sua residência oficial há três meses e, constantemente, precisam mudar sua localização na intenção de evitar represálias.
Apesar do risco de vida, o cartunista encara tudo com muito bom humor e diz que a PET "é a grande autoridade da minha vida".
Ele acrescenta que não se sente responsável pelo o que ocorreu após a publicação das charges. o cartunista ressalta que a ironia faz parte de seu ofício. No entanto, ele lamenta as mortes ocorridas nas manifestações no mundo islâmico e diz que os responsáveis por isso são aqueles que têm o poder de incitar as massas.