tiveram problemas de pousos no Piauí
O governador considerou o problema como “grave” e pediu providências. Mau tempo atrasa os vôos.
O governador considerou o problema como “grave” e pediu providências. Mau tempo atrasa os vôos.
Fotos: Cidadeverde.com/Arquivo |
Desde o início do ano o aeroporto sofre problemas com o tempo |
A Infraero no Piauí divulgou hoje que 23 vôos tiveram problemas de pousos e decolagens no aeroporto de Teresina, devido o mau tempo, nos últimos três meses.
As aeronaves tiveram que fazer desembarque de emergência em Fortaleza, no Ceará. O último constrangimento ocorreu na visita do ministro Pedro Brito, em que o governo teve que buscá-lo no aeroporto de Fortaleza, após passar quatro horas dentro do avião.
Ontem, a primeira-dama, Rejane Dias enfrentou problema no vôo quando vinha de Brasília. O avião teve que ficar 15 minutos sobrevoando Teresina para conseguir desembarcar.
O governador Wellington Dias (PT) considerou a situação como “grave” e informou que o governo já solicitou da Infraero a compra do aparelho ILS (Instrument Landing System), também chamado de “Aproximação de Precisão”. O aparelho dá uma orientação precisa ao piloto durante pousos de emergências.
“Existe na Infraero tratando sobre isso. O que estamos pleiteando é um equipamento chamado ILS, que é um GPS moderno e que permite o controle de pouso instrumental e consegue orientar o piloto a fazer um pouso seguro”, disse o governador.
“A Infraero me disse que está agilizando o projeto. Eles têm que colocar em alguns aeroportos do Brasil o equipamento que tem características semelhantes à de Teresina. Especialmente nesse período de fevereiro, março e abril em que temos nevoeiro”, ressaltou Wellington Dias.
O superintendente da Infraero no Piauí, Antônio Nogueira, informou que a situação é “atípica” e os problemas de pousos está ocorrendo mais na parte da manhã, devido o nevoeiro. O superintendente esclarece ainda que o problema não é a chuva, mas as baixas nuvens que coloca em risco os pousos.