Felipe Massa vence no G P do Bahrein

Massa recupera confiança

ImageFelipe Massa deu um pontapé na crise e venceu de forma clara o Grande Prémio do Bahrein, a terceira prova do Mundial de Fórmula 1 de 2008. O piloto brasileiro arrancou do segundo posto da grelha de partida, mas foi o mais lesto a reagir ao apagar do semáforo vermelho, chegando a primeira curva na frente de Robert Kubica e do restante pelotão. A partir desse momento apenas teve de controlar o aproximar de Kimi Raikkonen a meio da corrida, mas nos segundos reabastecimentos saiu com vantagem suficiente para alcançar um merecida vitória, que o coloca de novo na rota do título.

Kimi Raikkonen foi o segundo colocado, ele que arrancou da quarta posição da grelha, mas na segunda volta já rodava no segundo posto, nunca conseguindo no entanto aproximar-se o suficiente para colocar pressão sobre o seu colega de equipa. Após a segunda paragem nas boxes, o finlandês “deitou a toalha ao chão” preferindo garantir os oito pontos do segundo posto, o que o colocam no comando do Mundial de pilotos com 19 pontos.

O terceiro posto foi para o polaco Robert Kubica. O autor da “pole position” não arrancou da melhor forma, perdendo de imediato a primeira posição para Felipe Massa, e na segunda volta não teve igualmente argumentos para evitar a passagem do campeão do mundo, Kimi Raikkonen. A partir dai ainda seguiu de perto o piloto da Ferrari, mas após os primeiros reabastecimentos perdeu completamente o contacto com os Ferrari, terminando no terceiro posto na frente de Nick Heidfeld, o seu colega de equipa na BMW Sauber, ele que é agora o segundo colocado do mundial, a três pontos de Raikkonen.

Uma corrida muito apagada tiveram os pilotos da Mclaren, Heikki Kovalainen saiu do quinto posto e por ai andou até ao final da corrida, sem atacar e sem ser atacado por ninguém. Lewis Hamilton teve uma corrida que se pode considerar desastrosa. No arranque o piloto britânico quase deixou o motor Mercedes do seu Mclaren morrer, o que o colocou no mei do pelotão na abordagem a primeira curva, atrás de Fernando Alonso. No inicio da segunda volta, Hamilton na ânsia de passar o seu ex-colega de equipa, calculou mal a distancia para o Renault do espanhol e embateu na traseira do R28, partindo a asa da frente do MP-23, tendo de rumar para as boxes e perdendo muito tempo. No final da prova o melhor que conseguiu foi um 13º lugar. Com este resultado Hamilton perdeu o comando do Mundial, estando agora em terceiro em igualdade pontual com Kovalainen e Kubica.

O sexto posto ficou na posse de Jarno Trulli, que realizou mais uma boa corrida, mostrando que a Toyota está finalmente no bom caminho de desenvolvimento. O piloto italiano concluiu a prova na frente de Mark Webber, que mais uma vez levou o Red Bull aos lugares pontuáveis, batendo de forma clara David Coulthard no seu da equipa austríaca. O último lugar pontuável foi para Nico Rosberg, em Williams-Toyota, também ele eclipsando por completo o seu colega de equipa, Kazuki Nakajima.

Referencia final para o mau desempenho da Renault, com Fernando Alonso a terminar apenas no decimo posto, ele que levou um forte toque de Lewis Hamilton no inicio da prova. Enquanto Nelson Piquet Jr não logrou ver a bandeira de xadrez, devido a problemas de caixa e velocidade que o afectaram desde o inicio da prova.

Classificação do GP do Bahrein

1º Felipe Massa – Ferrari – 57 Voltas em 1h31m06,970s
2º Kimi Raikkonen – Ferrari – a 3,339s
3º Robert Kubica – BMW Sauber – a 4,998s
4º Nick Heidfeld – BMW Sauber – a 8,409s
5º Heikki Kovalainen – Mclaren-Mercedes – a 26,789s
6º Jarno Trulli – Toyota – a 41,314s
7º Mark Webber – Red Bull-Renault – a 45,473s
8º Nico Rosberg – Williams-Toyota – a 55,889s
9º Timo Glock – Toyota – a 1m09,500s
10º Fernando Alonso – Renault – a 1m17,181s
11º Rubens Barrichello – Honda – a 1m17,862s
12º Giancarlo Fisichella – Force India-Ferrari – a 1 Volta
13º Lewis Hamilton – Mclaren-Mercedes – a 1 Volta
14º Kazuki Nakajima – Williams-Toyota – a 1 Volta
15º Sébastien Bourdais – Toro Rosso-Ferrari – a 1 Volta
16º Anthony Davidson – Super Aguri-Honda – a 1 Volta
17º Takuma Sato – Super Aguri-Honda – a 1 Volta
18º David Coulthard – Red Bull-Renault – a 1 Volta
19º Adrian Sutil – Force India-Ferrari – a 2 Voltas