Invasão na Universidade de Brasília

UnB: Estudantes que invadiram reitoria vão entregar ata de reunião à PF
Demétrio Weber - O Globo

BRASÍLIA - Os estudantes que invadiram o prédio da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) anunciaram nesta segunda-feira que vão entregar na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, até 20h, a ata da assembléia que fizeram mais cedo, quando decidiram manter a ocupação apesar das propostas do reitor Timothy Mulholland. A desocupação policial chegou a ser marcada para as 15h, mas a ação dos alunos de ultrapassar a barreira de seguranças e dominar todo o edifício, e não apenas a área do gabinete do reitor, alterou o cenário.

- É uma nova ocupação. O grupo mudou muito. Tinha 70 pessoas, agora são 600 - disse o coordenador de Integração Estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Raoni Japiassu. Já funcionários da UnB calculam em 500 o número de jovens espalhados dentro do prédio.

A universidade voltou a cortar a luz e a água da reitoria. No final da tarde, os estudantes estavam recolhendo dinheiro para comprar comida e água para aqueles que estão no prédio.

- A idéia é ficar aqui até conseguirmos negociar a nossa pauta - afirmou Fábio Félix, coordenador-geral do DCE.


Estudantes decidem manter ocupação da reitoria da UnB

Os estudantes que ocupam o prédio da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) decidiram nesta segunda-feira (7), em assembléia, permanecer no local por tempo indeterminado. Na sexta-feira, a juíza federal Cristiane Pederzolli concedeu a reintegração de posse do prédio, invadido desde o dia 3 por estudantes que reivindicam a saída do reitor Timothy Mulholland. As informações são da Secretaria da Comunicação (Secom) da UnB


A Polícia Federal deve continuar negociando a desocupação com os estudantes. O reitor é acusado de se beneficiar de verbas da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) usadas para comprar móveis e equipamentos de luxo para seu apartamento funcional. De acordo com determinação judicial, o Diretório Central dos Estudantes da UnB terá de pagar multa de R$ 5 mil a cada hora que os manifestantes permanecerem na reitoria, contadas a partir das 15h de hoje


Hoje o reitor prometeu atender algumas das reivindicações dos manifestantes. A reitoria divulgou termo de compromisso de Timothy Mulholland se comprometendo, entre outras coisas, a construir uma nova Casa do Estudante Universitário e a convocar o Conselho de Administração (CAD) para quinta-feira, para apresentar a prestação das contas da Fundação Universidade de Brasília (FUB) do exercício de 2007


Fonte: Agência Estado



Estudantes e seguranças entram em confronto na reitoria da UnB

Alunos que participaram da assembléia invadiram, pela rampa central e escadas laterais, outras salas do prédio da reitoria da Universidade de Brasília. Houve troca de agressão física entre estudantes e seguranças.

A Polícia Federal, autorizada a retirar os estudantes do prédio desde 15h de hoje (7), ainda não chegou ao local. O clima no local ainda é tenso.

Hoje às 18h os estudantes farão nova assembléia para discutir uma nova invasão, não prevista anteriormente.

Autoridades decidiram novamente cortar a luz e a água do prédio da reitoria para tentar conter a ocupação dos estudantes.


Estudantes entram em confronto com seguranças e ocupam toda reitoria da UnB

da Folha Online

Os estudantes da UnB (Universidade de Brasília) decidiram ampliar o protesto contra a permanência do reitor Timothy Mulholland no cargo e ocuparam na tarde desta segunda-feira todo o prédio da reitoria da instituição. No momento da invasão, alunos entraram em confronto com seguranças da universidade. Houve tumulto e troca de socos entre os manifestantes e seguranças.

A UnB cortou o fornecimento de água e energia do prédio. A medida foi tomada por recomendação da Polícia Federal. A universidade vai se manifestar ainda hoje sobre a ocupação.

Segundo o coordenador-geral do DCE (Diretório Central de Estudantes), Fábio Félix, a manifestação conta com a participação de cerca de 1.300 estudantes. No início da ocupação, na quinta-feira, eram cerca de 200.

Félix explicou que a invasão de todo o prédio da reitoria ocorreu depois que os estudantes decidiram, em assembléia, manter o protesto, apesar de a juíza federal substituta Cristiane Pederzolli, da 17ª Vara do Distrito Federal, ter concedido a reintegração da posse do edifício.

Segundo Félix, o DCE vai ajuizar um recurso contra a decisão de reintegração de posse concedida pela Justiça.

A Polícia Federal informou, por meio de sua assessoria, que vai cumprir a reintegração de posse mas está buscando uma forma negociada e pacifica.

No início da tarde, a assessoria da UnB informou que o reitor Timothy Mulholland não irá renunciar, pois não há motivos para ele deixar o cargo.
A imagem “http://midiacon.com.br/imgNoticias/2008/Abr/07/cidades070402_gd.jpg” contém erros e não pode ser exibida.A imagem “http://www.estadao.com.br/fotos/assessorreitor.jpg” contém erros e não pode ser exibida.