Homem briga com caimão, se salva furando o olho do animal, mas perde um braço

AFP

Homem briga com caimão, se salva furando o olho do animal, mas perde um braço

MIAMI, 24 Jun 2008 (AFP) - Um jovem de 18 anos que nadava num canal do condado de Okeechobee (norte de Miami, Flórida) conseguiu se livrar de um caimão que o atacou enfiando o dedo no olho do réptil, mas acabou perdendo parte de seu braço na briga.

Kasey Edwards não deu atenção aos amigos que o aconselharam a não mergulhar num lugar infestado de caimães e, logo que entrou na água, sentiu o imenso réptil de 3 metros mordeu seu braço esquerdo.

O rapaz reagiu na mesma hora e enfiou o dedo no olho do animal, conseguindo, dessa forma, se livrar dele, segundo informa o site TCPalm.com, de Palm Beach.

Edwards se deu conta então que havia perdido o antebraço, mas conseguiu nadar até onde estavam seus amigos, que o retiraram da água.

Nome científico: Melanosuchus niger
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Habitat: Rios e lagos da bacia Amazônica
Nome popular: Jacaré-Açu
Outros nomes: Caimão - preto, jacaré - aruará, jacaré - açu ou jacaré - gigante

Características: O seu corpo é preto com faixas amarelas. Os olhos e narinas são grandes e os permite ficar semi-submersos. Alimentam-se de caranguejos, peixes e pássaros. Para nadar, eles utilizam o movimento ondulante da cauda. O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso. A reprodução ocorre uma vez por ano, em média, as fêmeas pões de 40a 50 ovos. Os jacarés jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado assim que nasce por jibóias ou outros jacarés adultos. Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100.
Hoje em dia, o jacaré Açu está ameaçado de extinção, pois seu couro é muito cobiçado e sua carne muito saborosa. Os fazendeiros geralmente os matam porque representam perigo para suas criações. O jacaré Açu também é conhecido por ‘caimão-preto’, ‘jacaré-aruará’ ou jacaré-gigante.