China nega existência de terceira ginasta menor de idade

AFP
"Não é tarefa do COI comprovar a idade de cada um dos 10.500 atletas"

PEQUIM (AFP)
Foto:/AFP
As autoridades chinesas refutaram as acusações de que outra integrante de sua equipe olímpica de ginástica não tem a idade mínima requerida para competir, depois que um importante meio de comunicação estatal assegurou que tinha apenas 14 anos.


Yang Yilin, campeã chinesa e medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2007 nas barras assimétricas, nasceu em 26 de agosto de 1993, segundo o site da Televisão Central da China.

Isso significa que tem apenas 14 anos, enquanto que as ginastas devem ter 16 para serem selecionadas para os JO, segundo as regras da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

"Yang Yilin nasceu em 26 de agosto de 1992", declarou a AFP Huang Jiansi, responsável pelo centro de treinamento da ginástica. "Essa informação não é correta", ressaltou, ao mesmo tempo em que assegurava que autoridades atualizaram a informação sobre os esportistas levando em conta seus últimos dados registrados no Ministério de Segurança Pública e comprovaram suas idades para assegurar-se que podiam ser convocados.

The New York Times revelou no mês passado que duas outras ginastas da equipe chinesa, He Kexin e Jiang Yuyuan, podiam ter apenas 14 anos, o que também foi negado pela China.

Quando lhe perguntaram sobre a possibilidade de a China dar a idade errada de alguns de seus atletas, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse que era responsabilidade da FIG confirmar a seleção das ginastas.

"O COI depende das federações internacionais, que responsáveis pela convocação de um atleta. Não é tarefa do COI comprovar a idade de cada um dos 10.500 atletas", disse Rogge.