Por Agência EFE
Ser uma pessoa positiva não é tão difícil como se pensa. Só é preciso aprender a olhar a vida com o olhar adequado. Em lugar de sonhar com a ausência de problemas ou adversidades, é preciso estar preparado para quando chegarem. O segredo para viver com otimismo está em cada um de nós.
Algumas pesquisas na Universidade de Yale, em Connecticut (EUA), sugerem que o otimismo pode prolongar a existência, tanto ou mais que outros fatores do estilo de vida recomendados habitualmente pelos médicos, como fazer exercícios, não fumar, beber com moderação, e manter controlados o colesterol do sangue e a tensão arterial.
Mas, qual é o poder real de uma atitude positiva perante a vida? Como se pode encarar uma situação com bom ânimo quando ela convida a tudo o contrário? O otimista nasce ou é feito? E o mais importante e prático: é possível aprender a cultivar um espírito mais alegre, a desenvolver essa energia interior que "pode com tudo e todos"?
Em muitas culturas orientais e ocidentais, e diversas tradições filosóficas e correntes místicas, se elogia e recomenda a prática consciente do otimismo vital e de uma atitude positiva, como causa e conseqüência de uma grande sabedoria, da conquista de uma maior eficácia nos propósitos perseguidos, e de uma grande maturidade emocional e mental.
O psicopedagogo Bernabé Tierno, em seu livro "Otimismo vital", elaborou o perfil de uma pessoa que traz o otimismo dentro de si, e a quem convém imitar, se alguém quer viver mais plenamente.
Quem reúne as seguintes características, é mais feliz e capaz de passar bem pelos maus momentos da vida.
Inteligência e perseverança
A pessoa que cultiva o otimismo na vida mantém a atitude de aguardar que lhe aconteçam coisas boas e gratificantes, porque entende que os eventos positivos mantêm relação com o esforço e dedicação pessoais.
Prefira a constância à boa 'boa sorte'
Tanto a adversidade quanto os "golpes de sorte" são fatores alheios à pessoa e que escapam a seu controle. Para alcançar o sucesso, é preferível concentrar-se em valores como a tenacidade, o entusiasmo, o esforço sustentado e a dedicação.
Os infortúnios são passageiros
A pessoa otimista acredita que vai conseguir superar as adversidades, tirar lições dos golpes da vida e sair com mais experiência e felicidade, e inclusive reconfortada, de qualquer circunstância adversa, mesmo que seja crítica e extrema.
É preferível ser prático e realista
Seguir um caminho claramente definido, propor-se metas concretas, simples e acessíveis, ter "os pés no chão" e conhecer bem o que se quer conseguir são outros "pontos positivos" para o otimismo.
Viver 'aqui, hoje e agora'
É preciso estar consciente de que o verdadeiro bem-estar procede das situações mais comuns que nos deparamos no dia a dia, e de viver e desfrutar o presente, sem se preocupar com o ontem nem com o amanhã.
Aceitar com calma o que vier
Aprender a resistir e "dobrar-se sem quebrar", perante os traumas e desgraças, como acontece com o junco, que se inclina diante da força do vento, mas depois volta a sua posição inicial, é outra das chaves do otimismo vital.
Para o otimista, as situações dramáticas trazem uma oportunidade de crescer e se fortalecer como pessoa.
Destaques:
- O otimismo pode prolongar a existência, tanto ou mais que outros fatores do estilo de vida recomendados habitualmente pelos médicos, como fazer exercícios, não fumar, beber com moderação, e manter controlados o colesterol do sangue e a tensão arterial.
- A pessoa que cultiva o otimismo na vida mantém a atitude de aguardar que lhe aconteçam coisas boas e gratificantes, porque entende que os eventos positivos mantêm relação com o esforço e dedicação pessoais.
- Aprender a resistir e "dobrar-se sem quebrar", perante os traumas e desgraças, como acontece com o junco, que se inclina diante da força do vento, mas depois volta a sua posição inicial, é outra das chaves do otimismo vital.
Por María Jesús Ribas
imagens: http://www.sxc.hu/home