DM9DDB cria para Todos pela Educação
Na próxima terça-feira, 19, o movimento Todos pela Educação reunirá empresários, artistas e sociedade, às 19h, no Museu da Arte Moderna de São Paulo (MAM), para o lançamento da campanha “No ar: Todos Pela Educação – Eleições 2008”. A campanha nacional é mais um resultado da parceria institucional entre o Movimento e o Grupo ABC e é a terceira produzida este ano. Criada pela DM9DDB, agência do Grupo ABC, a campanha tem como objetivo aproveitar as eleições para alertar o cidadão brasileiro sobre a importância do papel do município na implementação de uma educação de qualidade: é do município a responsabilidade sobre a educação básica, onde a alfabetização acontece.
O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, lançado em setembro de 2006, que conta com a participação de educadores, lideranças sociais, gestores públicos e a iniciativa privada. Seu principal objetivo é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade, diferente do que acontece atualmente. Hoje menos de 5% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental estão plenamente alfabetizados, 62% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguem concluir o Ensino Médio e apenas dois em cada dez alunos da 8ª série do Ensino Fundamental aprendem o conteúdo adequado de Língua Portuguesa e somente um o de Matemática.
A parceria do movimento com o Grupo ABC de Comunicação é fruto de ideais e princípios compartilhados. O ABC, holding que atua nas áreas de publicidade, serviços especializados de marketing e conteúdo com 14 empresas, cerca de 1.500 funcionários e mais de 140 clientes, já tem incorporado, em sua essência de trabalho, o conceito de responsabilidade social, trabalhando em prol, sobretudo, de projetos ligados à educação. 21º grupo de comunicação mercadológica do mundo, segundo a publicação americana Advertising Age, considerada a "bíblia" internacional da publicidade, o ABC utiliza toda a sua expertise em campanhas de disseminação de um projeto de sociedade sustentável.
É justamente dentro dessa concepção que a campanha “No ar: Todos pela educação – Eleições 2008” foi criada. “Esse trabalho é muito mais do que um filme ou anúncios publicitários”, explica Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, “Este é um trabalho de inserção do tema educação na agenda do País”. Para a realização deste trabalho, veículos de comunicação, comunicadores, atores, apresentadores, entidades de classe trabalharam de forma integrada, com envolvimento de atores, comunicadores e apresentadore.
Criada por Sérgio Valente e Luiz Gonzaga, a campanha conta com 24 filmes que trazem Ana Maria Braga, Luciano Huck, Christiane Torloni e Mariana Ximenes, da TV Globo; Ana Hickmann, Britto Jr, Eliana e Rodrigo Faro, da Record; Heródoto Barbeiro, Rappin Hood, Antônio Abujamra e Fernando Gomes (Júlio – Cocoricó) da TV Cultura; Daniela Albuquerque, Renata Maranhão, Rodolpho Gamberini e Marcelo Rezende da Rede TV; Beto Marden, Cris Poli, Lígia Mendes e Thomas Roth da SBT; Márcia Goldschmidt, Otávio Mesquita, Raul Gil e Ticiana Villas-Bôas da TV Bandeirantes.
Além dos filmes, compõe a campanha ações em mídia impressa, internet, mídia exterior. Para o rádio, o Todos Pela Educação, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e com o apoio de Joseval Peixoto, desenvolveu um projeto que começa com as eleições municipais e continua por no mínimo 12 meses. Foi criada uma central de relacionamento para os radialistas para troca de experiências, informações estatísticas e sugestões de conteúdos. Para estimular essa rede, serão enviados mensalmente kits para 5.000 rádios de todo o Brasil.
Nesse primeiro envio, os radialistas terão acesso à depoimentos de Wagner Moura, Camila Pitanga, Britto Jr. e Gabriela Duarte, entrevistas conduzidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com Daiane dos Santos, Ziraldo, Maurício de Souza e Seu Jorge, dicas do que cobrar dos candidatos, uma música sobre o tema Educação e Eleições, vinhetas de Hora Certa e Previsão do Tempo e o Boletim Rádios Pela Infância do Unicef.
Serviço: Lançamento da campanha “No ar: Todos Pela Educação – Eleições 2008”
QUANDO: Terça-feira, 19 de agosto, às 19h
ONDE: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera – Portão 3.
O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, lançado em setembro de 2006, que conta com a participação de educadores, lideranças sociais, gestores públicos e a iniciativa privada. Seu principal objetivo é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade, diferente do que acontece atualmente. Hoje menos de 5% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental estão plenamente alfabetizados, 62% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguem concluir o Ensino Médio e apenas dois em cada dez alunos da 8ª série do Ensino Fundamental aprendem o conteúdo adequado de Língua Portuguesa e somente um o de Matemática.
A parceria do movimento com o Grupo ABC de Comunicação é fruto de ideais e princípios compartilhados. O ABC, holding que atua nas áreas de publicidade, serviços especializados de marketing e conteúdo com 14 empresas, cerca de 1.500 funcionários e mais de 140 clientes, já tem incorporado, em sua essência de trabalho, o conceito de responsabilidade social, trabalhando em prol, sobretudo, de projetos ligados à educação. 21º grupo de comunicação mercadológica do mundo, segundo a publicação americana Advertising Age, considerada a "bíblia" internacional da publicidade, o ABC utiliza toda a sua expertise em campanhas de disseminação de um projeto de sociedade sustentável.
É justamente dentro dessa concepção que a campanha “No ar: Todos pela educação – Eleições 2008” foi criada. “Esse trabalho é muito mais do que um filme ou anúncios publicitários”, explica Sérgio Valente, presidente da DM9DDB, “Este é um trabalho de inserção do tema educação na agenda do País”. Para a realização deste trabalho, veículos de comunicação, comunicadores, atores, apresentadores, entidades de classe trabalharam de forma integrada, com envolvimento de atores, comunicadores e apresentadore.
Criada por Sérgio Valente e Luiz Gonzaga, a campanha conta com 24 filmes que trazem Ana Maria Braga, Luciano Huck, Christiane Torloni e Mariana Ximenes, da TV Globo; Ana Hickmann, Britto Jr, Eliana e Rodrigo Faro, da Record; Heródoto Barbeiro, Rappin Hood, Antônio Abujamra e Fernando Gomes (Júlio – Cocoricó) da TV Cultura; Daniela Albuquerque, Renata Maranhão, Rodolpho Gamberini e Marcelo Rezende da Rede TV; Beto Marden, Cris Poli, Lígia Mendes e Thomas Roth da SBT; Márcia Goldschmidt, Otávio Mesquita, Raul Gil e Ticiana Villas-Bôas da TV Bandeirantes.
Além dos filmes, compõe a campanha ações em mídia impressa, internet, mídia exterior. Para o rádio, o Todos Pela Educação, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e com o apoio de Joseval Peixoto, desenvolveu um projeto que começa com as eleições municipais e continua por no mínimo 12 meses. Foi criada uma central de relacionamento para os radialistas para troca de experiências, informações estatísticas e sugestões de conteúdos. Para estimular essa rede, serão enviados mensalmente kits para 5.000 rádios de todo o Brasil.
Nesse primeiro envio, os radialistas terão acesso à depoimentos de Wagner Moura, Camila Pitanga, Britto Jr. e Gabriela Duarte, entrevistas conduzidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com Daiane dos Santos, Ziraldo, Maurício de Souza e Seu Jorge, dicas do que cobrar dos candidatos, uma música sobre o tema Educação e Eleições, vinhetas de Hora Certa e Previsão do Tempo e o Boletim Rádios Pela Infância do Unicef.
Serviço: Lançamento da campanha “No ar: Todos Pela Educação – Eleições 2008”
QUANDO: Terça-feira, 19 de agosto, às 19h
ONDE: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Parque do Ibirapuera – Portão 3.