Minc nega exploração de canaviais no Pantanal e garante proteção do bioma

Ele negou que sejam verdadeiras as informações veiculadas no jornal O Globo

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, negou, na manhã desta segunda-feira (25) que o governo esteja estudando alguma proposta para permitir o avanço da plantação de cana no Pantanal. Ele negou que sejam verdadeiras as informações veiculadas no jornal O Globo, no último sábado (23), quanto à exploração de canaviais e a instalações de usinas no bioma.

“O Pantanal não vai virar canavial. Não vai ter nenhuma usina de cana no Pantanal. Ao contrário, todo o bioma do Pantanal vai ser protegido”, afirmou o ministro durante a inauguração de uma estação para tratamento de esgoto, na zona oeste do Rio. Para ele, a publicação foi “uma matéria que não correspondeu [à verdade]”.

O ministro disse também que em torno do Pantanal será feita uma faixa de proteção do bioma, e os produtores agrícolas que exploram terras fora dessa dessa área deverão se adequar. “As atividades que existem há 10, 20 anos vão ter que se adequar usando cada vez menos agrotóxicos e menos manejo de terras, que acabam entupindo os rios lá embaixo”, ressaltou.

Fonte: Agência Brasil