Publicado por Redação
Jornale
Morreu na tarde desta quarta-feira (27) aos 86 anos Adelaide Tostes Caymmi, também conhecida como Stella Maris, viúva do cantor e compositor Dorival Caymmi, que morreu no dia 16 de agosto. Ela estava internada desde abril e em coma desde o começo do mês, no Hospital Pró Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Segundo o hospital, Stella morreu de encefalopatia e insuficiência respiratória aguda. Segundo a neta, Stella Caymmi, o estado de saúde do avô havia piorado desde o dia 11, provavelmente pela dor da ausência da mulher, que estava hospitalizada. O músico baiano sofria de insuficiência renal e teve parada múltipla dos órgãos.
Depois da morte de Dorival, a neta Stella lembrou a convivência dos avós no apartamento da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, onde o casal morava desde dezembro.
“Esse lugar foi especial para meu avô. Antes, eles moravam na Rua Souza Lima (no mesmo bairro), mas no primeiro andar, porque minha avó tinha medo de elevador. Ele conseguiu convencê-la a vir para cá, nesse prédio no Lido, porque queria ficar perto do mar, ver o sol. Então mudaram para esse apartamento no sexto andar”, contou. “Minha avó contava que quando ele ficava muito calado, recolhido, era o momento em que estava compondo. Então, mandava as crianças (os filhos) se afastarem para ele ter tranqüilidade para fazer suas canções”.
Dorival e Stella ficaram casados por 68 anos e deixam três filhos, Dori, Nana e Danilo, também músicos, além de sete netos e cinco bisnetos.
Na terça-feira, uma rua no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio, foi batizada com o nome de Rua Caymmi, em homenagem ao músico baiano. A família esteve reunida durante a tarde para a inauguração do nome.
G1