O juiz Oswaldo Henrique Freixinho da 29ª Vara Cível do Rio de Janeiro proibiu a distribuição da revista Playboy de agosto, com Carol Castro na capa. Com a decisão, a Editora Abril foi impedida pelo juiz de mandar paras as bancas novas tiragens da revista que contenham a foto onde a atriz, seminua, segura um terço em uma das mãos, sob pena de multa diária de R$ 1.000.
A decisão do juiz foi motivada por uma ação conjunta movida pelo Instituto Juventude Pela Vida, do Rio de Janeiro, e pelo padre goiano Luiz Carlos Lodi da Cruz, que consideraram a foto de Carol Castro um desrespeito com as instituições religiosas.
Na decisão, publicada pelo juiz na última segunda-feira (25), no site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Freixinho diz “DEFIRO, PARCIALMENTE, A TUTELA ANTECIPADA, para determinar à ré [Editora Abril] abstenha-se de distribuir novas revistas com a foto impugnada, sob pena de multa diária de R$1.000,00.” A Editora Abril tem 72 horas para cumprir a decisão.
O Abril.com entrou em contato com a assessoria de imprensa da revista Playboy que afirmou que o departamento jurídico da Editora Abril ainda não foi notificado sobre a decisão judicial, e que, enquanto não for comunicado, não irá se pronunciar a respeito do assunto.
Foto: Bob Wolfenson
A edição de agosto da revista Playboy, que este mês completa 33 anos, traz como garota da capa a atriz Carol Castro, em ensaio fotográfico clicado por Bob Wolfenson e inspirado na personagem Gabriela, de Jorge Amado.
Explorando a data, a NEOGAMA/BBH criou ampla campanha composta por anúncio, spot de rádio, banner para internet, material de PDV, mídia para táxi e banheiro e cartão postal. A ação está sendo veiculada nacionalmente este mês.
Entre os títulos explorados na mídia impressa estão:
"Só de fazer a Carol Castro tirar a roupa, a gente já merecia os parabéns".
"Ela não vai soprar as velinhas do bolo. Mas mesmo assim você vai conseguir ver o decote"
"Jornaleiros comemorem: vem aí a Playboy de aniversário. Mulheres de jornaleiros comemorem: não vai durar muito na banca"
"Melhor pedir ao motorista para ligar o ar-condicionado" (para táxis).
Entre os materiais de PDV destaca-se uma placa amarela daquelas usadas em lugares públicos para alertar que o chão está molhado, porém neste caso ela apresenta o título: R20;Cuidado. Chão babado. Carol Castro na Playboy de agostoR21;.
O spot de rádio, por sua vez, mostra Carol Castro discutindo com sua assessora sobre os compromissos da semana. Ela fica em dúvida sobre a roupa que deve usar em cada um deles. Porém quando a assessora fala do ensaio para a Playboy, a dúvida de Carol é sobre qual perfume ela deve usar.
AdNews