Sinfônica de Ribeirão Preto executa cinco obras com solistas do Japão

Sinfônica executa 5 obras com solistas do Japão

Sinfônica de Ribeirão Preto executa cinco obras para piano e orquestra com solistas jovens do Japão

Gazeta de Ribeirão


Cláudio Cruz ensaia ao lado de Atsuji Imada e Cláudio Soares

(Foto: Fabio Melo)

Uma homenagem a Beethoven executada por uma orquestra brasileira acompanhada por solistas japoneses. Assim será a edição de setembro do Concertos Internacionais do Juventude Tem Concerto, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP). As apresentações serão realizadas amanhã, sábado e domingo, no Theatro Pedro II.



Cinco jovens talentos musicais japoneses, Akari Mizumoto, 14 anos, Maria Ueno, 13, Atsuji Imada, 16, Ryo Kojima, 14, e Saori Sugimoto, 11, acompanharão a Orquestra Sinfônica nos concertos. Cada um tocará em um dos cinco Concertos para Piano e Orquestra que serão executados nos três dias de apresentação. Sexta será tocado os concertos nº 1 e 3, no sábado, 4 e 5, e no domingo, 2 e novamente o 5.



O OSRP será regida pelo maestro titular, Cláudio Cruz, que nomeou as apresentações como Festival Beethoven. Em três dias, nós apresentaremos integralmente todos os Concertos para Piano e Orquestra compostos por ele, disse Cruz. Nós adoramos Beethoven e tocaremos cinco de seus mais famosos concertos. Eles são obras-primas, têm excelência de repertório.



O maestro também se alegra pela parceria da orquestra com jovens talentos japoneses, que estudam em solo nipônico com o brasileiro Cláudio Soares. Soares saiu do Brasil ainda garoto para estudar na Europa e depois foi para o Japão, onde está há 27 anos e se tornou o primeiro professor de talentos notáveis do País, afirmou Cruz. Eu o conheci há dois anos e esta será a segunda vez que tocaremos no Brasil com solistas japoneses, que vieram para cá somente para as apresentações.



Ainda segundo Cruz, apesar de os jovens solistas não falarem português, o entendimento com a orquestra está ótimo. Eles são bastante despachados e nos entendemos pela música.



A série Concertos Internacionais será realizada amanhã e sábado, às 21h, no Pedro II. Os ingressos para a apresentação custam R$ 15, inteira, e R$ 7,50, meia. Já o Juventude Tem Concerto ocorre domingo, às 10h30. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no Pedro II com uma hora de antecedência.



Sinfônica define 15 integrantes



Quinze das 80 vozes que vão compor o coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) já foram definidas. Os cantores foram selecionados pela maestrina e soprano ucraniana Snizhana Drahan em audição realizada na última terça-feira à noite. Para completar o número mínimo de integrantes, 80, uma nova audição ocorrerá dia 18.



O coral da ORSP acompanhará a orquestra em apresentações e também fará espetáculos a capella. Segundo Snizhana, os ensaios já começaram e agora só resta completar o número mínimo de integrantes para intensificar a preparação para a primeira apresentação, que será em um concerto no Natal. As vagas são voltadas a pessoas com mais de 16 anos.



O vendedor Paulo Roberto Gomes Furlani, 23 anos, foi um dos aprovados na audição. Ele canta há cinco anos, porém só começou a estudar a música erudita há três semanas na Casa da Cultura com a própria Snizhana e já garantiu seu lugar no coro. Sempre cantei na igreja e soul black. Sou apaixonado pela música e não quero perder as oportunidades de me dedicar exclusivamente ao canto, disse Furlani.



Furlani atuará na função de tenor e fez o teste a convite da própria Snizhana. Eu fiz o teste de escala de naipe na Casa da Cultura e a maestrina surpreendeu-se com o timbre da minha voz e me convidou para tentar uma vaga no coro, afirmou.



Uma das vozes de barítono será a do estudante de jornalismo Thiago Belém, 21. Diferentemente de Furlani, Belém começou a estudar música aos 7 anos em uma companhia de ópera de Ribeirão Preto, na qual cantou durante dez anos. Faz quatro anos que deixei a música erudita para cantar música popular, mas agora resolvi voltar e tentar cantar com a orquestra, disse. Ele canta pop rock, axé e forró em uma banda da cidade.



A próxima audição será na próxima quinta-feira, às 19h, na sede da OSRP, na Rua São Sebastião, 1.002. Para participar não é preciso saber ler partitura.