Postado por Wellington
Blog: Tecnologia
adicionar comentário Comment
A Microsoft acaba de disponibilizar o Release Candidate do Internet Explorer 8, o navegador mais popular do mundo — não o melhor. Infelizmente, o lançamento só é compatível com Vista, XP e o Server — ainda não compatível com o Windows 7.
Essa última versão, é considerada como “plataforma completa”, dando a entender de que é praticamente idêntica a versão final que for lançada. Já em relação ao Beta 2, o RC é mais seguro, com um maior desempenho e compatibilidade e com uma nova função: proteção clickjackingClique aqui e faça o download do Internet Explorer 8 Release Candidate 1.
Dentre as novidades do Internet Explorer 8, podemos citar a habilidade de poder ver a lista de abas recentemente fechadas assim que abrir uma nova aba, facilitando a reabertura de páginas que foram acidentemente fechadas. Outra fun ção interessante é o Accelerators, que permite que você selecione pequenos textos e use atalhos clicando com o botão direito (um exemplo é a possibilidade de clicar com o botão direito em um endereço e procurar no Live Maps).
Preview: Internet Explorer 8 RC1
Por Bruno do Amaral
Com informações de Michael Muchmore, da PCMag.com
São tempos difíceis para a Microsoft. Demissões em massa, União Européia no calcanhar mais uma vez e o Firefox ganhando mais popularidade. Mais do que nunca, a empresa precisa que o Internet Explorer 8 seja bem-sucedido se quiser manter sua posição dominante.
Felizmente, a versão beta pareceu boa. Enquanto o primeiro Release candidate (RC1) mudou pouca coisa do beta, alguns pequenos ajustes definitivamente melhoraram o produto. As diferenças mais significantes vieram da navegação InPrivate, a visão Compatibility e a performance melhorada.
O arquivo de instalação de 13,5 MB (16,5 para a versão de 64 bits) requer uma incômoda reinicialização. As versões disponíveis são para ambos 32 e 64 bits do Windows Vista e Server 2003, embora o XP possua apenas para 32. Note que se você instalar o IE8, não poderá permanecer com a versão antiga junto. Também não tente instalar no Windows 7 - você vai ver uma mensagem que diz "Internet Explorer 8 não tem suporte nesse sistema operacional". Faz sentido, se você pensar que o browser irá vir junto com o 7 e o RC1 é para Vista e XP. Mas que é estranho, é.
O browser também está mais seguro e dá novas formas convenientes de usar conteúdo da web aos usuários. Além disso, vale lembrar o sistema de abas coloridas do IE8, a barra de endereços melhorada e as proteções de privacidade mais seguras.
Preview: Windows Internet Explorer 8 RC1 (2)
Abas
Essa versão do IE melhora até a apresentação de novas abas (ou tabs, em inglês). Quando se cria uma nova, o que você vê é uma lista de ações úteis que incluem reabrir abas fechadas, começar navegação privada ou escolher um acelerador - um serviço da própria página visitada quando você seleciona algum texto.
O recurso de cor é um diferencial também. Quando se cria uma nova aba, ela aparece com uma nova cor. Se você abrir uma nova a partir de uma já aberta, ela irá aparecer com uma cor que remete à aba da qual surgiu. Todas as tabs são agrupadas pelo esquema cromático, então você não tem que ficar procurando à direita sempre que abre uma nova. O Firefox até tem uma extensão com recurso semelhante, mas não agrupa as cores em um sistema lógico.
Além do mais, o IE8 é o único navegador grande que lhe permite fechar apenas uma aba quando você clica no ícone de X do programa - algo óbvio e útil que os outros navegadores misteriosamente ignoram.
Barra de endereços
O Internet Explorer 8 RC1 não apenas oferece uma barra de endereços com função de auto-completar, mas também agrupa as sugestões por URL, histórico, favoritos e RSS. A Microsoft até afirma que os engenheiros agonizaram para terem certeza que o Shift + Enter levariam você ao site desejado, mas a barra do Firefox 3 ainda tem algo a mais: se você digitar "Universidade de São Paulo" completo, com espaços, o navegador remete a uma URL, na maioria das vezes de forma correta.
A barra de busca também foi atualizada: agora você pode colocar seus sites de busca favoritos com facilidade e rapidez. Clicar na caixa resulta em uma lista dos seus mecanismos já utilizados e você pode trocá-los para o padrão quando quiser. A função permite até miniaturas de imagens e são agrupadas por categorias. Há um X vermelho ao lado das sugestões, caso você não queira vê-las novamente.
Ah, importante notar que o novo IE permite que você desligue Tollbars - aquelas barrinhas de tarefas adicionais que, ou são instaladas por sua própria vontade, ou se auto-instalam sem você nem saber de onde vieram (e geralmente deixam o browser lento).
Novidades da interface
O acelerador necessita de um serviço feito pela página visitada (mostrando uma lista de ações, ou verbos como "procurar", "mapa" ou "blog"). O WebSlices também precisa de suporte, mas é realmente traz algo útil. O recurso permite que você tenha acesso a dados frequentemente atualizados na web, como listagens no Mercado Livre ou seções de notícias e manchetes em uma página. Se o site for suportado, aparece uma caixa verde em volta do conteúdo a ser atualizado. Você pode inclusive desligar isso a qualquer momento.
Um novo gerenciador de add-ons permite que você lide com todos os recursos que melhoram o browser, inclusive as toolbars, aceleradores e a lista de filtro de privacidade (InPrivate Filtering list).
Outra novidade legal é o botão de incluir no Favoritos com apenas um clique. Ele vem na forma de uma estrela com um sinal de adição junto, junto da estrela regular da função. Imediatamente, você clica e já tem a página listada no seu bookmarks. Ainda assim, o resultado não é organizado.
O IE 8 ainda não possui um gerenciador de downloads - coisa que você encontra em qualquer outro browser. Por que? Não sabemos. Mas ao menos o navegador faz um scan de segurança nos arquivos que você baixa.
Baseado nesta versão, a PC Mag não hesita em recomendar a atualização do IE7 para a nova versão. Conseguimos acesso prévio ao RC1, permitindo que façamos esse preview. Você pode baixar o navegador no site da Microsoft (ou clicando aqui).
Amanhã você vai conferir mais sobre a navegação privada, estabilidade, performance e suportes.