Avião cai em Amsterdã com 135 a bordo; todos sobrevivem

Avião cai em Amsterdã com 135 a bordo; todos sobrevivem

Governo turco afirma que não há vítimas na queda; aeronave se partiu em três durante choque na aterrissagem

Agências internacionais

Foto: Reuters

AMSTERDÃ - Um avião da companhia Turkish Airlines com 135 a bordo caiu ao tentar aterrissar no aeroporto internacional de Schiphol, o mais importante da Holanda. Segundo informações do ministro turco de Transportes, Binali Yildirim, e da empresa, todos sobreviveram, embora a imprensa afirme que uma pessoa morreu e outras 20 foram feridas. A aeronave, que teria se partido em três após o choque na pista, Trata-se de um Boeing 737 que seguia de Istambul, na Turquia, para Amsterdã, na Holanda.

O aeroporto fica a cerca de 20 quilômetros de Amsterdã e a aeronave teria caído em um terreno próximo da pista de pouso, perdendo um motor, uma asa e a cauda, a cerca de 100 metros de uma estrada. Imagens de TV não mostram vestígios de incêndio após a colisão.

"Estamos no meio de um campo agora, a aproximadamente 5 a 6 quilômetros do aeroporto", afirmou o sobrevivente Mustafa Bahcecioglu ao Canal 24. "A maioria dos passageiros está ferida, mas há pessoas que não estão. Cerca de 30 ambulâncias estão no local", afirmou. O sobrevivente Huseyin Sumer disse por telefone para a CNN turca que o avião se partiu em três e que podem ter vítimas na parte da frente da aeronave.

O presidente da Turkish Airlines, Candan Karlitekin, disse que o aparelho teve que aterrissar apenas 500 metros antes do aeroporto de Schiphol e que se partiu em três partes. Acrescentou que a bordo do Boeing viajavam 127 passageiros e 7 membros da tripulação, dos quais cerca de 20 ficaram feridos, mas que não houve vítimas fatais.

O diretor-geral da companhia, Temel Kotil, afirmou que "do ponto de vista técnico, não podemos dizer que tenha caído. Foi uma aterrissagem forçada e o piloto manobrou muito habilmente... Estamos felizes de dizer que ninguém morreu no acidente. O piloto Hassan Tahsin Ari tem muita experiência".

O tráfego aéreo no aeroporto internacional de Schiphol permanece temporariamente suspenso em consequência do acidente. As imagens de televisão mostram ambulâncias e macas junto aos destroços do aparelho. As autoridades fecharam uma estrada que fica perto do lugar do acidente, ao norte do aeroporto. O Schiphol é o quinto maior aeroporto da Europa.



Trabalhadores de resgate ajudam os passageiros do avião que caiu ao tentar aterrissar no Aeroporto Schiphol, de Amsterdã. Destroços da turbina caíram ao lado da nave. Foto: Toussaint Kluiters/United Photos/Reuters



Ao atingir o chão, próximo à pista de pouso do aeroporto, o avião partiu em três partes. Foto: Paul Vreeker/United Photos/Reuters



Visão geral do avião da Turkish Airlines que caiu enquanto tentava aterrissar em Amsterdã. O avião ficou partido em três partes após o acidente. Foto: Michael Rosa/AP Photo

Veículos auxiliam no resgate dos feridos do acidente aéreo em Amsterdã. O avião caiu a cerca de 100 metros da pista de pouso. O resgate ainda procura por vítimas fatais. Foto: Olaf Kraak/Efe

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,aviao-turco-cai-em-amsterda-com-135-pessoas-a-bordo,329536,0.htm