Usuários do Twitter e do Gmail se frustam com pane nos serviços
JB Online
RIO - Usuários de dois dos mais populares serviços da internet, o Twitter e o Gmail, se frustraram com a falta de acesso pela manhã.
O caso mais grave foi o do Twitter, serviço de microblogs, que saiu do ar ao ser atacado por hackers que utilizaram uma técnica conhecida como 'negação de serviço' (DDoS).
Por tweet – como são chamados os posts de até 140 caracteres do microblog – o co-fundador do serviço Biz Stone confirmou que o site foi vítima de um ataque de negação de serviço, técnica em que atacantes sobrecarregam com pedidos de informações os servidores que hospedam um site. As máquinas param de atender a requisições de usuários legítimos, que não conseguem acessar a página.
“Estamos nos defendendo contra este ataque agora. Mais tarde investigaremos o assunto”, disse Stone.
Embora não tenha sido revelado oficialmente por quanto tempo o Twitter esteve sob ataque, a maioria dos usuários relata um hiato de até quatro horas nas postagens. Alguns não conseguiram twittar por duas horas e, mesmo assim, o serviço era intermitente. O serviço também foi derrubado em aplicativos como o Twitterberry, para o BlackBerry, o Twitterfon, para o iPhone, e o Twitterfox, complemento do navegador Firefox.
O objetivo de ataques DDoS é tornar um site indisponível para os usuários. Os alvos são, geralmente, endereços populares, com reputação a perder. Com o crescimento vertiginoso do Twitter nos últimos meses, era uma questão de tempo até que sucumbisse a uma ofensiva hacker.
O ataque DDoS consiste no envio de um fluxo muito grande de comunicação externa para o servidor do site. Ele entende que é uma demanda legítima, vinda de usuários de fora, e tenta executar as operações. Mas são tantas que o servidor deixa de responder também aos pedidos dos usuários legítimos.
A tática não é nova. Casos de DDoS acontecem desde 2000 e já fizeram vítimas sites populares como Yahoo!, eBay e Amazon. Os ataques ainda são muito difíceis de serem previstos e complicados de lidar quando identificados. Calcula-se que os prejuízos tenham atingido US$ 1,7 bilhão nos últimos nove anos.
Gmail
Quem tem conta de e-mail no Gmail também reclamou de interrupção do serviço. Durante 30 minutos, ao tentar abrir sua caixa, a pessoa encontrava a mensagem: “Erro de servidor 502. O servidor encontrou um erro temporário e não pôde completar seu pedido”.
O Google não explicou em seu blog oficial o motivo da queda do serviço e a blogosfera caiu em críticas:
“Me sinto pouco confortável. Como uso o Gmail para tudo, a parada prolongada afeta meu trabalho. E me faz pensar que o Google não é tão à prova de balas quanto tenta nos fazer acreditar”, escreveu Stan Schroeder, do site de redes sociais Masable.com.
A ironia é que muitos usuários do Gmail usaram o Twitter para reclamar do Google. Pouco tempo depois, o próprio microblog foi derrubado.
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/08/06/e060818336.asp
JB Online
RIO - Usuários de dois dos mais populares serviços da internet, o Twitter e o Gmail, se frustraram com a falta de acesso pela manhã.
O caso mais grave foi o do Twitter, serviço de microblogs, que saiu do ar ao ser atacado por hackers que utilizaram uma técnica conhecida como 'negação de serviço' (DDoS).
Por tweet – como são chamados os posts de até 140 caracteres do microblog – o co-fundador do serviço Biz Stone confirmou que o site foi vítima de um ataque de negação de serviço, técnica em que atacantes sobrecarregam com pedidos de informações os servidores que hospedam um site. As máquinas param de atender a requisições de usuários legítimos, que não conseguem acessar a página.
“Estamos nos defendendo contra este ataque agora. Mais tarde investigaremos o assunto”, disse Stone.
Embora não tenha sido revelado oficialmente por quanto tempo o Twitter esteve sob ataque, a maioria dos usuários relata um hiato de até quatro horas nas postagens. Alguns não conseguiram twittar por duas horas e, mesmo assim, o serviço era intermitente. O serviço também foi derrubado em aplicativos como o Twitterberry, para o BlackBerry, o Twitterfon, para o iPhone, e o Twitterfox, complemento do navegador Firefox.
O objetivo de ataques DDoS é tornar um site indisponível para os usuários. Os alvos são, geralmente, endereços populares, com reputação a perder. Com o crescimento vertiginoso do Twitter nos últimos meses, era uma questão de tempo até que sucumbisse a uma ofensiva hacker.
O ataque DDoS consiste no envio de um fluxo muito grande de comunicação externa para o servidor do site. Ele entende que é uma demanda legítima, vinda de usuários de fora, e tenta executar as operações. Mas são tantas que o servidor deixa de responder também aos pedidos dos usuários legítimos.
A tática não é nova. Casos de DDoS acontecem desde 2000 e já fizeram vítimas sites populares como Yahoo!, eBay e Amazon. Os ataques ainda são muito difíceis de serem previstos e complicados de lidar quando identificados. Calcula-se que os prejuízos tenham atingido US$ 1,7 bilhão nos últimos nove anos.
Gmail
Quem tem conta de e-mail no Gmail também reclamou de interrupção do serviço. Durante 30 minutos, ao tentar abrir sua caixa, a pessoa encontrava a mensagem: “Erro de servidor 502. O servidor encontrou um erro temporário e não pôde completar seu pedido”.
O Google não explicou em seu blog oficial o motivo da queda do serviço e a blogosfera caiu em críticas:
“Me sinto pouco confortável. Como uso o Gmail para tudo, a parada prolongada afeta meu trabalho. E me faz pensar que o Google não é tão à prova de balas quanto tenta nos fazer acreditar”, escreveu Stan Schroeder, do site de redes sociais Masable.com.
A ironia é que muitos usuários do Gmail usaram o Twitter para reclamar do Google. Pouco tempo depois, o próprio microblog foi derrubado.
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/08/06/e060818336.asp