Facebook é criticado após mudanças em regras de privacidade

Facebook altera configurações de privacidade dos usuários

Redação Portal IMPRENSA

Na última quarta-feira (9), o Facebook iniciou as alterações no sistema de configurações de privacidade. Segundo informou a agência Reuters, as mudanças incluem a possibilidade dos usuários escolherem quem pode ou não verificar informações postadas na rede social.

A decisão acontece em meio às iniciativas de empresas de buscas na internet, como Google e Microsoft, de incluir no serviço de pesquisas dados disponibilizados nas redes sociais. O Twitter, por exemplo, coloca as informações à disposição de usuários da internet em geral, inclusive aqueles que não possuem perfil no programa.

"Certamente, queremos atender às demandas das pessoas que queiram compartilhar informações de diversas formas diferentes", disse o vice-presidente de Comunicação Global e Políticas Públicas do Facebook, Elliot Schrage.

Os usuários do Facebook receberam uma mensagem no site, no mesmo dia, apresentando as novas opções de privacidade.

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/12/10/imprensa32651.shtml

Facebook é criticado após mudanças em regras de privacidade

As mudanças nas regras de privacidade do site Facebook, instituídas nesta quarta-feira, já estão provocando críticas de diversas organizações e blogs na internet, que alegam que o novo modelo permite que as informações pessoais dos usuários da rede social fiquem expostas na internet.

As mudanças no Facebook, anunciadas em julho deste ano e divulgadas novamente na semana passada, entraram em vigor ontem, quando todos os usuários dos sites receberam alertas e instruções de como alterar o novo padrão. Com as novas regras, os 350 milhões de usuários da maior rede social da internet podem alterar as configurações de privacidade em ítens adicionados ao perfil, como fotos e vídeos, mas diversas outras informações, como atualizações de status e comentários, ficam abertos ao público enquanto não forem modificadas as regras.

O grupo ativista pelos direitos dos usuários da internet Electronic Frontier Foundation (EFF) afirmou que algumas das mudanças foram positivas, mas outras foram "péssimas". "Estas novas mudanças na privacidade são claramente intencionadas para forçar os usuários do Facebook a compartilhar com o público muito mais informações do que antes", afirmou Kevin Bankston, advogado da EFF no blog da organização. "As mudanças irão reduzir o controle dos usuários sobre seus dados pessoais", acrescentou.

"O Facebook está alterando as configurações em direção a uma posição de 'abrir tudo'", disse à BBC Marc Rotenberg, diretor-executivo da organização americana Electronic Privacy Information Center (Epic). Rotenberg afirmou que estava analisando as mudanças para conferir se houve intenção de enganar os usuários do site.

Segundo o jornal The Guardian, as mudanças no Facebook ocorrem alguns dias após o Google anunciar que iria incluir algumas atualizações de perfis da rede social no seu mecanismo de buscas na internet, com planos para incorporar ainda mais informações no futuro. O buscador Bing, da Microsoft, também já tem acesso a algumas informações dos usuários do site.

Jason Kincaid, do blog de tecnologia Tech Crunch, afirmou que algumas das mudanças foram feitas justamente para tornar o Facebook mais fácil de se adaptar aos sites de buscas na web.

O blogueiro Marshall Kirkpatrick, segundo a BBC, afirmou que o padrão das regras instituídas pelo Facebook torna o perfil dos usuários do site visíveis para todo mundo. "Não foi para isso que os usuários do Facebook entraram na rede social. Não se trata de privacidade, estas mudanças visam aumentar o tráfego de informações e a visibilidade das atividades no site", escreveu.

O Facebook não comentou diretamente as críticas, mas anteriormente o presidente do site, Mark Zuckerberg, já havia afirmado que a empresa percebe diferentes usuários com diferentes necessidades. "A melhor maneira de encontrar as configurações corretas, é você ler as opções de privacidade e alterar você mesmo", aconselhou aos usuários em uma mensagem na semana passada.

Redação Terra
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4149711-EI4802,00-Facebook+e+criticado+apos+mudancas+em+regras+de+privacidade.html