Neeleman tentou se associar a TAM e Gol
por Marcelo Onaga
O empresário David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas, tentou se associar a seus maiores rivais no país. Neeleman, que é americano, mas nasceu no Brasil, foi o fundador da bem-sucedida JetBlue, nos Estados Unidos. No Brasil, lançou a Azul há um ano, mas não vem obtendo grandes resultados. Sua empresa disputa o terceiro lugar com a WebJet, mas com uma participação de mercado que não ultrapassa os 5%. As líderes TAM e Gol tem mais de 40% de mercado cada. A intenção declarada de Neeleman era dividir o mercado com as duas grandes.
Diante das dificuldades, Neeleman procurou tanto a TAM quanto a Gol, separadamente, propondo uma fusão. O americano oferecia a Azul e, principalmente, sua capacidade de gestão para assumir a empresa resultante de uma possível fusão. Em troca, ficaria com uma participação minoritária. Apesar da experiência de Neeleman no mercado de aviação, seus resultados no Brasil não animaram nem TAM, nem Gol, que recusaram a proposta.
A Azul não confirma as conversas. Mas no mercado comenta-se que a empresa busca uma saída no mercado. Sem espaço para operar em Congonhas, o principal aeroporto brasileiro, já teria ficado claro para Neeleman que a Azul não conseguirá incomodar as líderes do mercado.
http://portalexame.abril.com.br/blogs/primeiro-lugar/2009/12/10/neeleman-tentou-se-associar-a-tam-e-gol/
por Marcelo Onaga
O empresário David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas, tentou se associar a seus maiores rivais no país. Neeleman, que é americano, mas nasceu no Brasil, foi o fundador da bem-sucedida JetBlue, nos Estados Unidos. No Brasil, lançou a Azul há um ano, mas não vem obtendo grandes resultados. Sua empresa disputa o terceiro lugar com a WebJet, mas com uma participação de mercado que não ultrapassa os 5%. As líderes TAM e Gol tem mais de 40% de mercado cada. A intenção declarada de Neeleman era dividir o mercado com as duas grandes.
Diante das dificuldades, Neeleman procurou tanto a TAM quanto a Gol, separadamente, propondo uma fusão. O americano oferecia a Azul e, principalmente, sua capacidade de gestão para assumir a empresa resultante de uma possível fusão. Em troca, ficaria com uma participação minoritária. Apesar da experiência de Neeleman no mercado de aviação, seus resultados no Brasil não animaram nem TAM, nem Gol, que recusaram a proposta.
A Azul não confirma as conversas. Mas no mercado comenta-se que a empresa busca uma saída no mercado. Sem espaço para operar em Congonhas, o principal aeroporto brasileiro, já teria ficado claro para Neeleman que a Azul não conseguirá incomodar as líderes do mercado.
http://portalexame.abril.com.br/blogs/primeiro-lugar/2009/12/10/neeleman-tentou-se-associar-a-tam-e-gol/