Proibição da venda de remédios em gôndolas começa nesta 5ª

Proibição da venda de remédios em gôndolas começa nesta 5ª
18 de fevereiro de 2010

Começa a valer nesta quinta-feira, dia 18, a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece novas regras de funcionamento para as farmácias, impedindo entre outras coisas a venda de medicamentos em gôndolas. Segundo o documento, os medicamentos não poderão mais ficar ao alcance dos clientes, incluindo os produtos isentos de prescrição médica (que podem ser comprados sem apresentação da receita do médico).

Os únicos medicamentos que poderão ser comprados diretamente pelos consumidores nas prateleiras são os fitoterápicos, preparações de uso dermatológico e medicamentos oficinais (como água boricada, glicerina, hidróxido de magnésio). Ainda segundo a resolução, será permitida a venda de alimentos para fins especiais (para dietas com restrições de sódio ou de nutrientes, por exemplo), alimentos para grupos populacionais específicos (como idosos e gestantes), suplementos vitamínicos ou minerais, mel, própolis, geléia real e alguns tipos de alimentos comercializados sob a forma de tabletes, saches ou similares.

A resolução também define quais serviços poderão ser prestados e orienta sobre a realização da venda por meios remotos (telefone e internet). A resolução define também os serviços que podem ser prestados nas drogarias. O farmacêutico poderá monitorar a pressão arterial e a temperatura corporal, administrar medicamentos injetáveis e inalatórios e realizar o atendimento domiciliar. As farmácias poderão oferecer o serviço de perfuração de orelha, desde que realizado em condições adequadas. Para oferecer medicamentos por telefone e internet), elas devem existir fisicamente e estar abertas ao público.

De acordo com o texto, continua permitida a venda de plantas medicinais, drogas vegetais, essências florais empregadas em floralterapia, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico, mamadeiras, chupetas, bicos e protetores de mamilos, lixas de unha, cortadores de unhas e similares.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4271312-EI238,00.html