Novo portal do governo oferece 500 serviços para o cidadão
A partir desta quarta-feira (3), o Brasil terá um novo Portal de internet : www.brasil.gov.br. Concebido para aproximar o Estado do cidadão, o novo portal tem mais de 500 serviços para os cidadãos, além de cultura e informações.
O Portal foi desenhado para alterar os atuais parâmetros da comunicação digital no âmbito do Poder Executivo Federal , de modo a tornar-se ferramenta em contínuo
aprimoramento, tanto na publicação de conteúdo quanto na interação com o usuário.
A reformulação do Portal Brasil , coordenado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, é resultado de um processo de trabalho que levou cerca de três anos.
A implementação do projeto envolveu mais de 200 pessoas com perfil multidisciplinar, incluindo profissionais de conteúdo, arquitetura de informação, webdesign,
programação, produção de vídeo e infografismo, entre outros.
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6&id_noticia=125081
Lula compara novo portal do governo a "Google nacional"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta quarta-feira o Portal Brasil, nova ferramenta de divulgação de informações do governo, a um "Google nacional". A afirmação foi feita durante a apresentação do site, em Brasília.
O site servirá para unificar informações sobre órgãos do Estado, alem de oferecer serviços de utilidade aos cidadãos. A página será coordenada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).
"Eu não sei se a gente poderia dizer que nós estamos, na verdade, apresentando um Google nacional, totalmente brasileiro", disse o presidente durante o evento.
"Hoje, a gente marca um novo estágio na comunicação do Estado brasileiro com a sociedade e com os meios de comunicação", disse Lula. Segundo o presidente, o projeto tem o objetivo de democratizar a informação. "A informação é uma forma de exercício de poder. Quem tem mais informação, tem mais possibilidade de influir nas decisões de poder. A gente está criando um sistema para disponibilizar (essas informações) para 190 milhões de brasileiros, para a América Latina, para que todos aqueles que queiram acompanhar as coisas do Brasil não se façam de rogados", afirmou.
"A informação não será mais novidade. Tudo estará à disposição da opinião pública. O que nós estamos fazendo é levar a democracia a sua potência máxima, ao exercício extraordinário de disponibilizar muitas coisas que antes eram segredo", disse o presidente.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4298989-EI7896,00-Lula+compara+novo+portal+do+governo+a+Google+nacional.html
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4298989-EI7896,00-Lula+compara+novo+portal+do+governo+a+Google+nacional.html
Presidente Lula participa do lançamento do novo Portal Brasil

O site também contará com uma revista digital, que servirá como vitrine do que existe de melhor no Brasil hoje. A revista terá linguagem multimídia, composta por vídeos, infográficos, textos e áudios. Em sua primeira edição, o destaque será uma reportagem especial realizada na Escola Municipal Casa Meio Norte, em Teresina (PI). O nome da revista será definido por consulta aos internautas.
Outro diferencial é a oferta de recursos avançados para ampliar o acesso a deficientes visuais e auditivos. Para facilitar a leitura, os tamanhos das fontes podem ser ampliados, assim como o trabalho com os contrastes de tela. Há, ainda, programas “tradutores” na versão em áudio para a maior parte dos conteúdos escritos.
As principais premissas que nortearam a elaboração do portal foram: organização das informações; melhoria da acessibilidade; segmentação dos públicos; fortalecimento da imagem institucional do país e a influência sobre a tomada de decisões de estrangeiros pelo Brasil. Na interface voltada ao público do exterior, a intenção é contribuir para o reforço na imagem de uma nação estável. Para atingir tal público, o site apresentará versões em inglês e espanhol.
Foto: Ricardo Stuckert
http://www.folhablu.com.br/ler.noticia.asp?noticia=5898&menu=10