Terra da Gente 1147
EPTV RIBEIRÃO/FRANCA/CAMPINAS
Sábado, 31 de julho de 2021 14:10
💥Para São Paulo - 14:10 O Melhor Da Escolinha
Confira as atrações do Terra da Gente deste sábado (31/07)
Equipe do TG mostra com exclusividade uma ameaça silenciosa: pirarucus no Rio Grande (SP); lombo recheado de maçã-verde é sugestão para datas especiais.
Pirarucu ameaça espécies nativas no Rio Grande, em SP — Foto: Arquivo TG
O Terra da Gente deste sábado (31/07) traz com exclusividade um alerta: peixes nativos do Rio Grande, no noroeste de São Paulo, estão em perigo! O motivo? Um predador de apetite voraz, que passa dos cem quilos e que literalmente invadiu as águas entre São Paulo e Minas Gerais. Estamos falando do pirarucu, o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Ele é da Amazônia, mas se adaptou muito bem às águas calmas entre as barragens. Só que o lugar já tem dado sinais de um desequilíbrio.
Nossa equipe percorre todo esse cenário para tentar encontrar respostas do que pode ser feito para reverter essa situação. O problema é grave e pode ser ainda pior se nada for feito. Enquanto isso, pescadores ribeirinhos desenvolveram uma nova modalidade de pesca na região: a procura pelos filhotes da espécie.
Pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce do mundo — Foto: Ricardo Custódio/TG
De ameaçado à ameaça
O pirarucu é um peixe amazônico que pode passar dos três metros. Nas regiões da floresta tropical ele é considerado ameaçado, só que em São Paulo é ele que se tornou uma ameaça. Com seu apetite voraz tem feito desaparecer peixes nativos do Rio Grande, na região de Cardoso.
Perguntas não faltam: como o peixe foi parar ali? O que vai ser das futuras desovas de peixes nativos? Será que há o risco do pirarucu se espalhar ainda mais? Para tentar montar esse quebra-cabeça nossa equipe percorreu toda a região atrás de respostas. Uma situação grave que o Terra da Gente mostra com exclusividade pra você.
Nova modalidade de pesca de pirarucu garante renda a pescadores ribeirinhos em SP — Foto: Ricardo Custódio/TG
Nova modalidade de pesca
A situação envolvendo o pirarucu em São Paulo fez com que surgisse uma nova modalidade de pesca: a procura pelo filhote da espécie. Nossa equipe vai para o rio viver a experiência dos pescadores ribeirinhos que tem retirado do rio até 200 filhotes de pirarucu por dia. A carne ainda é pouco comercializada na região mas já garante renda extra para alguns pescadores.
Lombo recheado de maçã-verde é sugestão para datas especiais — Foto: Tony Mendes e Pedro Santana/TG
Lombo recheado de maçã-verde é sugestão para datas especiais — Foto: Tony Mendes e Pedro Santana/TG
Lombo com maçã-verde
A Hora do Rancho ensina um prato requintado e original, ideal para uma data especial: lombo de porco recheado com maçã-verde. E o melhor é que a dica é fácil, fácil de fazer.