Nos últimos meses, por crescente interesse pessoal e empresarial, venho pesquisando a ciberesfera atrás de inovações no uso de vídeos na internet.
Tem muita coisa bacana sendo feita, lá fora... e por aqui também!
Sem qualquer intenção de criar uma lista de mais-mais, de dizer que “aqui está a vanguarda da vanguarda” ou tampouco esgotar o assunto, quero compartilhar algumas de minhas descobertas e impressões, inclusive convidando-o, leitor, a comentá-las e contribuir com outras visões e exemplos.
Para começar, apesar de todo o potencial inexplorado, francamente, gosto do pioneirismo da AllTV e vejo um espaço enorme para canais “abertos” de webTV no Brasil. Nessa linha, portais como a JumpTV ou mesmo diretórios menos sofisticados, como a Internet TV List ou WWWITV, são bons links para mais de três mil “emissoras” de todos os tipos e lugares. Na liderança da migração do texto para o vídeo, incluo Current TV, CNet, MTV, TV Tonic e PR Newswire, transformação que entendo ser inexorável.
Por outro lado, vale a pena ficar ligado em quem está usando os serviços da Akamai, tecnologia top para a entrega de páginas e vídeos online. Destaco, aqui, entre tantas outras, a performance das plataformas Vividas e I’M.
No plano político, é muito interessante observar a campanha presidencial na França, onde parece existir uma disputa paralela para ver quem faz uso mais contundente da internet. Dê uma olhada nos sites dos candidatos Sarkozy e Royal, bem como o uso disseminado de user generated video na cobertura por France 2 e France 3. Nos EUA, Hilary ou Obama, apesar de corretos, são bem mais caretas e menos inovadores.
Ainda sobre a vanguarda dos vídeos gerados e publicados pelos usuários, cada vez mais usados pelas corporações, indico mais franceses, como no lançamento do perfume Amor Amor, na rádio Skyrock e no Espaço França, além de campanha da Dove e do Caderno de Propaganda & Marketing, ao mesmo tempo que Fernando Espuelas (fundador da emblemática StarMedia) volta com VoyTV para o público hispânico.
Depois de tantos hiperlinks e tecnologias, em contraponto, termino com dois excelentes exemplos, os vídeos de lançamento e parodia de campanha do iPhone, da Apple, que, antagônicos, reforçam a força do fator humano em todo o processo.
Fonte: IDG Now
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