ELEFONIA FIXA > EMPRESA DEVEM INFORMAR SÓ PLANOS OBRIGATÓRIOS
Brasília – Até 31 de julho as empresas de telefonia fixa – entre elas a Telefônica, a Telemar e a Brasil Telecom – estão proibidas de fazer propaganda direta de seus planos comerciais de serviços. A medida, divulgada nesta sexta-feira, foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a pedido dos órgãos de defesa do consumidor. A intenção é evitar que essas propagandas individualizadas confundam o consumidor nesse momento em que está sendo implantada em todo o País uma nova forma de cobrança dos serviços de telefonia local, que passa a ser por minutos, e não mais por pulsos.
A cobrança por minuto vai permitir que cliente receba uma conta detalhada, com a lista de todas as ligações locais, a duração e o valor de cada chamada, como já acontece nas ligações interurbanas. Nesse sistema, as empresas serão obrigadas a oferecer dois planos: o básico, que é ideal para quem faz chamadas de menos de três minutos, e o alternativo, para o cliente que tem o hábito de fazer ligações longas ou que utiliza a linha telefônica para se conectar à internet.
A conversão para minutos começou a ser implantada no mês passado em cidades de pequeno porte. Nas capitais, a mudança deverá ocorrer no mês de julho.
No entanto, as operadoras passaram a fazer uma propaganda maciça sobre os seus próprios planos alternativos, o que vem provocando confusão entre os clientes. Por isso, a Anatel determinou que elas suspendam essa propaganda e prestem aos consumidores apenas informação “clara e precisa” sobre a nova forma de cobrança que está sendo implantada, separadamente de qualquer mensagem publicitária.
Dessa forma, elas devem dar informações apenas sobre os dois planos obrigatórios, o básico e o alternativo, para que os clientes possam fazer a melhor escolha.
Fonte: Gazeta do Sul