Google: Nova ferramenta permite ver histórico de pesquisas

O gigante informático Google lançou na sexta-feira uma nova ferramenta que permite ao utilizador procurar e rastrear o histórico das suas pesquisas e aceder a páginas que visitou no passado, informou a empresa.

A ferramenta (no endereço www.google.com/history) permite ao utilizador saber que páginas visitou mais frequentemente e quais foram os seus principais termos de busca, além de rastrear os textos, fotos e vídeos da Web que foram anteriormente vistos.

Payam Shodjai, director de produtos da Google, sublinhou que este registo histórico «vai-nos permitir recordar a citação que nos lembramos de ter lido há alguns meses».

«Se nos recordamos de ter visto algo online, seremos capazes de o encontrar mais rapidamente com um computador com Web History», assegurou Shodjai.

A Web History, que exige que o utilizador tenha uma conta (gratuita) na Google, acentua os temores das organizações que velam pela privacidade online.

Estes grupos já manifestaram a sua preocupação pela aquisição pela Google, na semana passada, da empresa de venda de publicidade DoubleClick, por 3,1 mil milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de euros), a quantia mais alta até agora paga pela Google em aquisições de empresas.

Os grupos temem que o motor de busca coloque demasiada informação pessoal nas mãos dos anunciantes.

Três associações de defesa do interesse público apresentaram na sexta-feira uma reclamação conjunta à Comissão Federal de Comércio (FTC), na qual pedem que se investiguem as repercussões deste negócio na privacidade dos utilizadores, revela o site news.com.

As associações - Centro para a Privacidade da Informação Electrónica, Centro para a Democracia Digital e Grupo para a Investigação de Interesse Público - pediram à FTC que trave esta transacção até que se investiguem as práticas de recolha de dados da Google.

Diário Digital / Lusa